Histórico

Doenças transmitidas por mosquito fazem vítimas na FL

MosquitoO Departamento de Saúde da Flórida fez um alerta na última quinta-feira (5) para duas doenças tropicais transmitidas por vírus em picada de mosquito: a dengue e a chikungunya ou chikv. Os agentes alertam para as medidas de prevenção contra a proliferação dos insetos, como jogar fora todo tipo de água parada em pneus, vasos e outros recipientes.

Até o momento, 24 casos de dengue já foram confirmados e 18 pessoas com chikv em todo o Estado. Segundo o departamento, essas pessoas viajaram para o Caribe e para a América do Sul e podem ter sido infectadas nesses locais. “Os mosquitos que picarem os infectados podem transmitir a doença e começar uma epidemia. Daí a importância da prevenção”, disse um dos agentes de saúde.

A última epidemia de dengue na Flórida foi na década de 30. No ano passado e em 2012 foram registrados casos isolados de dengue em Jensen Beach e em Key West. No Caribe, mais de 100 mil pessoas já foram infectadas pela chikungunya e na República Dominicana mais de 50 mil pessoas.

Para efeito de comparação, o número nos Estados Unidos é muito pequeno, já que a proliferação desses mosquitos se dá em áreas tropicais. Mas não custa prevenir.

Febre chikungunya
A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus chikv foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado brasileiro do Amapá. No Brasil há pouquíssimos registros da doença.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo