Local

Dois homens são atingidos por raios em condado da Flórida; um está em estado grave

Indivíduo que sofreu ferimentos mais sérios estava trabalhando na manutenção de um gramado no momento do choque

Quedas de raios na FL mataram ao menos 49 pessoas desde 2001 (foto: Wikimedia)
Quedas de raios na FL mataram ao menos 49 pessoas desde 2001 (foto: Wikimedia)

Duas pessoas foram atingidas por um raio na tarde desta quarta-feira (19) em New Smyrna Beach, na Flórida, e uma está em estado grave.  O incidente aconteceu no momento em que uma forte tempestade atingiu o condado de Volusia, conforme informou o Fire Rescue Department. 

As vítimas não tiveram os nomes revelados pelas autoridades. Os agentes disseram que o indivíduo que sofreu ferimentos mais sérios estava trabalhando na manutenção de um gramado no momento do choque. Ele estava ao lado de uma palmeira que teria pegado fogo. Uma testemunha identificada como Edqard Williams disse à Wesh2 que ouviu um forte estrondo e, na sequência, o homem caiu. “A parte de trás de sua cabeça estava chamuscada e suas calças queimadas”, falou Williams. Ele acionou o serviço de emergência e realizou massagem cardíaca no rapaz até que a chegada do socorro.

A outra pessoa atingida foi um idoso de 66 anos que estava do lado de fora de uma loja na State Road 44. Ele também foi levado para um centro médico e seu estado é estável.

Os relâmpagos são uma das principais causas de ferimentos e morte por fenômenos relacionados ao clima. Embora a maioria das vítimas sobreviva, muitos relatam uma variedade de sintomas debilitantes ao longo da vida. 

A Flórida é o estado americano que registra  a maior densidade de raios e frequência de trovoadas do país, especialmente no verão. Uma pesquisa feita pela Vaisala National Lightning Detection Network (NLDN) mostra que o Sunshine State tem uma média de 1,2 milhão de relâmpagos por ano. Desde 2001, 49 pessoas morreram após serem atingidas. Mais que o dobro do próximo estado da lista: Texas, que teve 22 óbitos no mesmo período.

Nos casos de tempestades com raios, o  New Smyrna Beach Fire Beach recomenda que os cidadãos procurem abrigo dentro de casas ou carro e evitem áreas como próximos a árvores e água corrente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo