Histórico

Dori Caymmi, sucesso binacional

Dori participa do projeto de Barbra Streisand, no qual a diva americana até mesmo canta em português

Tonia Elizabeth
(Especial para o AcheiUSA)

Ele é músico, compositor, arranjador, cantor e agora assessor para gravações em língua portuguesa. Dori Caymmi acaba de dar sua contribuição ao novo álbum “What Matters Most”, da diva americana Barbra Streisand, que traz a música “So Many Stars”, de Sergio Mendes com a dupla Alan e Marilyn Bergman.

Com a modéstia dos verdadeiros gênios, Dori revela: “Quase não fiz nada. Fui só mesmo para ajudar na pronúncia da versão em português. Morando em Los Angeles há mais de vinte anos, me tornei amigo do produtor Jay Landers. Acabei sendo chamado para ajudar nesse projeto. Mudei muito pouca coisa na letra.”

Segundo Dori, a fama de “braba” de Barbra parece não ter fundamento.”Ela é muito simpática”, garante Dori. Ele conta que “a gravação aconteceu num estúdio chamado Streisand, batizado em homenagem à cantora. É um estúdio para gravação de aúdio dentro de um estúdio de cinema. Quando cheguei havia mais de 70 músicos, uma orquestra enorme. Tudo foi muito profissional e tranquilo”.
A música “So Many Stars” ficou famosa com Sergio Mendes e o Brasil 66 mas, depois disso, já teve regravações com muitos artistas de peso, como Sarah Vaughan, Tony Bennett e Natalie Cole. Por isso, a versão de Barbra está sendo muito esperada, especialmente por ser interpretada nesse novo trabalho em inglês e português. Segundo alguns, a ideia da versão em português partiu da cantora, que decidiu pedir ajuda a Dori.

O novo disco de Barbra, “What Matters Most”, reúne clássicos da dupla Alan e Marylin Bergman, como “The Way We Were” e “Papa Can You Hear Me”, e tem lançamento marcado para o dia 23 de agosto.

No momento, Dori trabalha em outro álbum muito especial para ele: a comemoração de 42 anos de parceria com Paulo César Pinheiro. O CD, que vai se chamar “Poesia Musicada”, é composto de 13 poesias inéditas de Paulo César e musicadas por Dori. Segundo Caymmi, é uma homenagem a Paulo, seu amigo, parceiro e compadre. O trabalho tem previsão de lançamento em outubro, no Brasil, pelo selo Acari. Logo depois, o CD deve ser lançado no mercado americano pelo selo japonês Hori Pro.

Esse talentoso músico, porém, não para e já se prepara para um megaprojeto: a celebração do centenário de Dorival Caymmmi, seu pai, que acontecerá em 2014. Alguns trabalhos inéditos e muitos eventos já estão sendo elaborados para festejar a vida e obra desse monstro da música popular brasileira.

A modéstia continua a mesma para esse talentoso artista, ganhador de vários prêmios e indicado para o Grammy–o maior prêmio da música internacional–pelo menos cinco vezes. Ganhou dois “Latin Grammy”, o mais alto reconhecimento da música latina. Recebeu do governo local americano também o prêmio “Cidade de Los Angeles” por sua contribuição cultural e foi condecorado com a “Ordem do Rio Branco” pelo governo brasileiro, pela mesma razão.

O carioca Dori, ou Dorival Tostes Caymmi, criador de numerosas trilhas sonoras para teatro e cinema, arranjos formidáveis e diversas direções musicais, continua com o bom humor e a simplicidade que o tornaram famoso entre os músicos e demais companheiros de estúdios.

Além de seu trabalho individual, foi arranjador de várias gravadoras como a Som Livre, criando música para televisão, fez turnê com Paul Winter, arranjou e dirigiu álbuns de Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil. Gravou com inúmeros artistas de fama internacional, como Dionne Warwick, o grande Toots Thielemans, Marilyn Scott, Oscar Castro-Neves, Eliane Elias, Ricardo Silveira e Edu Lobo, só para citar alguns.

Em 1995, participou da comemoração da obra de Tom Jobim, nos Estados Unidos, e fez arranjos para o filme Clockers, de Spike Lee. Por isso, essa colaboração no novo disco de Barbra Streisand é só mais um trabalho para esse artista, que é um orgulho para o Brasil.


Tonia Elizabeth é jornalista e também locutora. Atuou como produtora de companhias de publicidade e canais de televisão a cabo e satélite. Foi hostess do programa Entertainment Tonight por dois anos, na versão brasileira. É também cantora de Brazilian Jazz e gravou e fez shows com artistas consagrados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo