Histórico

Dreamers do DACA poderão renovar documentação

Mais de 500 mil jovens, até agora, conseguiram o benefício da legalidade, podendo trabalhar, estudar e dirigir no país

DreamersDA REDAÇÃO COM FOX NEWS LATINO – Jovens imigrantes que chegaram ainda crianças aos Estados Unidos, conhecidos como Dreamers, vão poder renovar a sua documentação de permanência no país por mais dois anos. O USCIS (Departamento de imigração americano) começou esta semana a aceitar os formulários de renovação. Desde que o presidente Barack Obama assinou o Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), em junho de 2012, cerca de 560 mil jovens conseguiram o benefício da legalidade, podendo trabalhar, estudar e dirigir no país.

A renovação precisa ser feita, caso contrário os jovens já beneficiados pelo DACA podem voltar para ilegalidade. A renovação, assim como a inscrição, custa $465. O programa continua aberto para jovens que ainda não se inscreveram.

O DACA foi lançado poucos meses antes das eleições de 2012, o que causou revolta nos republicanos. Os primeiros beneficiados receberam a documentação em setembro do mesmo ano. Apesar de beneficiar àqueles que entraram no país quando eram crianças, o DACA não oferece caminho para cidadania e é visto apenas como uma medida temporária. Por enquanto, não se sabe se o benefício será vitalício.

Alejandro Mayorkas, representante do Departamento de Segurança Nacional, anunciou a renovação na mesma semana que o presidente Barack Obama tentou dar mais um empurrão no projeto da reforma imigratória. A intenção é ter o texto aprovado até agosto, em tempo para as eleições de novembro.

O DACA tem ajudado muitos jovens e tem sido visto pelos ativistas dos direitos dos imigrantes como um degrau no rumo da reforma imigratória. Desde seu lançamento, os ativistas têm pedido ainda mais ajuda ao presidente. Uma delas seria a expansão do programa, para desgosto dos republicanos.

A lei assinada pelo presidente beneficia os jovens que entraram nos EUA com menos de 16 anos e que tinham menos de 31 anos até o dia 15 de junho de 2012. Eles devem também provar que estavam no país antes de 15 de junho de 2007 e não têm passagem pela polícia. Outras exigências são estar estudando ou ter terminado o ensino médio.

Republicanos taxaram o programa de “a porta dos fundos da anistia” e acusaram o governo federal de estar incentivando a imigração de menores. Recentemente, um grupo de crianças desacompanhadas foi flagrada atravessando a fronteira mexicana. Alguns republicanos culparam o DACA, dizendo que o anúncio da lei tem atraído jovens imigrantes indocumentados.

Os jovens que tiverem interesse em continuar com o benefício do DACA devem preencher os formulários I-821D e também I-765, que dá autorização de trabalho, e o I-765 com dados pessoais. Esses imigrantes não podem ter saído dos EUA após 15 de agosto de 2012 sem autorização do governo, devem estar morando nos EUA desde que foi beneficiado com o DACA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo