Histórico

Dubai inaugura o prédio mais alto do mundo

Arranha-céu tem 162 andares e 818 metros de altura

A crise não foi suficiente para derrubar mais um sonho megalomaníaco de Dubai, a cidade mais moderna e arrojada dos Emirados Árabes. Foi inaugurado na chamada ‘Jóia do Oriente’ o prédio mais alto do mundo: Burj Dubai – que em árabe quer dizer Torre Dubai – tem 160 andares em mais de 800 metros de altura.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do empreendimento, a Torre Dubai é duas vezes mais alta que o Empire State, em New York, que já foi o maior prédio do mundo. O desenho do arranha-céu foi um dos desafios dos engenheiros e arquitetos, pois Dubai é suscetível a fortes ventos e está perto de uma falha geológica. Sem muita convicção, o diretor da empresa responsável pela construção disse que acredita no sucesso da empreitada: “Você encontra as soluções para o problema, mas sempre se pergunta se elas vão realmente funcionar”, disse Mohamed Ali Alabbar.

A inauguração aconteceu na contramão do momento difícil que o Emirado atravessa. A crise mundial acertou Dubai em cheio, tanto que o mercado imobiliário local tem experimentado uma grande recessão, com desvalorizações de até 60%. O mega-edifício foi planejado e construído durante os anos de crescimento econômico e, por isso, seus idealizadores garantem que a maioria das unidades já foi vendida durante as obras. Para concluir os trabalhos, Dubai precisou pedir moratória e um empréstimo no valor de 10 bilhões de dólares do emirado vizinho, Abu Dhabi, para pagar suas dívidas.

A Torre Dubai é apenas mais uma extravagância dos governantes locais: o emirado possui o único hotel sete estrelas do mundo, ilhas artificiais e até canais que reproduzem fielmente cidades importantes do mundo, como Veneza e Paris. O prédio mais alto do mundo até então era o Taipei 101, em Taiwan, que mede 508 metros de altura.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo