Histórico

Dúvidas de imigração: o que é a nova disponibilidade de vistos?

Esta semana, a advogada Iara Morton, do escritório Iara Nogueira Morton em Fort Lauderdale, Flórida, responde às perguntas sobre imigração.

? O que significa esta nova disponibilidade de vistos para certos imigrantes a partir de agosto?
Significa que, para a categoria de imigrantes que são cônjuges ou filhos menores de 21 anos de residentes permanentes, durante o mês de agosto os vistos estarão disponíveis, ou seja, sem fila de espera para dar entrada na petição para Green Card. Note que isto é válido apenas para agosto de 2013. O boletim mostrando disponibilidade de vistos muda mensalmente. 

? Qualquer cônjuge ou filho menor de 21 anos de residentes poderá peticionar para o Green Card?
Não. Apenas aqueles que permanecem em status legal no país, ou seja com I-94 ainda válida (ex. com visto de estudante ainda em vigor ou algum outro). Todas as petições poderão ser protocoladas simultaneamente (ex. I-130, I-765 e I-485 ). Este é um tremendo benefício pois isto quer dizer que em questão de 4 a 6 meses estes cônjuges ou filhos menores de 21 anos poderão estar com seus Green Cards, desde que tenham sido satisfeitos todos os requisitos.

? E aqueles que já estão com a I-94 vencida?
Lamentavelmente estes não poderão beneficiar-se desta abertura de vistos e obter o GC dentro do país.  Eles teriam de fazer o processo em fases, um processo que necessitaria também de um waiver/perdão e do recebimento do visto no consulado americano no Brasil. Mas mesmo os processos consulares têm andado com maior rapidez, devido ao novo regulamento do Waiver que agora permite dar entrada ainda aqui, antes da partida do imigrante para recebimento do visto no Brasil.    

? Mas haveria como evitar o processo consular e a ida ao Brasil? 
Para cônjuges (que entraram com visto, claro), basta aguardar o residente tornar-se cidadão e este faria o processo aqui dentro.  Já para o filho menor de 21 anos, se o pai ou mãe tornar-se cidadão americano quando o filho tiver mais de 21 anos, não vale a pena o processo consular, pois a categoria muda e também o período de espera para recebimento do Green Card. 

? E quem entrou via México e tem cônjuge residente ou americano, pode obter o GC?
Cada caso é um caso e deve ser analisado. Este processo seria consular com entrada do Waiver aqui dentro dos EUA em virtude do novo regulamento. Atualmente, este quadro tem perspectivas de obtenção do GC bem melhores do que no passado.


Envie suas perguntas sobre imigração para info@acheiusa.com ou editor@acheiusa.com. As perguntas serão respondidas e publicadas nas edições do AcheiUSA na medida do possível.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo