Antonio Tozzi Esportes

DVOA aponta San Francisco 49ers favorito no duelo com o Kansas City Chiefs no Super Bowl de Las Vegas

Este é o troféu que estará em jogo na final do Super Bowl neste domingo (Foto: nfl.com)
Este é o troféu que estará em jogo na final do Super Bowl neste domingo (Foto: nfl.com)

O confronto deste domingo dá ao mundo a chance de ver um dos melhores times da temporada regular (San Francisco) contra o melhor quarterback da liga ainda em seu auge (Patrick Mahomes). As histórias são profundas no jogo, incluindo se Kansas City pode continuar a ser carregado por sua defesa, se o técnico Kyle Shanahan pode obter a grande vitória e se veremos o próximo passo na relação entre Travis Kelce e Taylor Swift.

Em todos os playoffs, foram trazidas previsões com base na análise através do DVOA (que significa Valor Ajustado pela Defesa Acima da Média) que calcula o sucesso de uma equipe com base na desvantagem de cada jogo durante a temporada e, em seguida, calcula o quanto mais ou menos sucesso cada equipe tem em comparação com a média da liga. O DVOA divide a qualidade de jogo em comparação com a média da liga enquanto ajusta-a em relação à força dos adversários. É uma das duas medidas analíticas que ajudam a entender melhor o belo jogo de futebol.

O DVOA não tem sido perfeito em prever jogos nesta temporada. Com o time principal, o Baltimore Ravens, caindo para os Chiefs no AFC Championship Game. O DVOA nunca pretendeu ser perfeito em previsões devido a todas as diferentes variáveis (clima, árbitros, lesões, decisões de treinador, etc) capazes de impactar o resultado de uma amostra de um jogo.

Embora a grandeza de Mahomes seja conhecida, o ataque de Kansas City tem sofrido em alguns momentos nesta temporada. O RB Isaías Pacheco se juntou a Mahomes e Kelce como as únicas constantes durante a temporada 2023.

Os Niners seguiram os Ravens como a segunda melhor equipe para os padrões da DVOA. San Francisco tinha uma sequência de três derrotas antes de sua semana de bye no início de novembro. O ataque dos Niners teve problemas para marcar pontos nas semanas 6 a 8, marcando apenas 17 em cada um desses três jogos. Eles saíram com uma vingança após sua semana de bye marcando 27 ou mais pontos em seus próximos seis jogos, incluindo dois jogos acima de 42 pontos.

Em cinco dessas seis vitórias, a defesa de San Francisco segurou seus oponentes abaixo de 20 pontos.

Com os olhos do mundo sobre eles, o Super Bowl LVIII tem um enredo simples: grande time x grande QB. Como os fãs de futebol sabem, nunca é tão simples assim. Quando olhamos para a métrica DVOA, sabemos que a presença de Mahomes também torna a previsão do grande jogo mais complicada do que apenas esses números:

San Francisco 49ers x Kansas City Chiefs

DVOA geral: San Francisco 2º x Kansas City 5º

Ofensiva DVOA: San Francisco 1º  x Kansas City 8º

DVOA defensivo: San Francisco 4º x Kansas City 7º

Favorito: 49ers – Em todos os aspectos, os Niners foram melhores do que os Chiefs este ano, de acordo com a DVOA. Com base nos dados, faz sentido que San Francisco seja favorito no confronto de domingo pelo Super Bowl. Neste momento, esperar que Kansas City vença se baseia em sua história de sucesso, em Andy Reid e em Patrick Mahomes. Todos os outros sinais apontam para uma vitória dos 49ers no grande jogo deste ano.

O DVOA faz uma análise para ajudar os apostadores a tomar decisões, discutir os playoffs com sua família e colegas de trabalho ou enquanto debate com as pessoas nas mídias sociais.

Os altos preços do Super Bowl

Atletas do Sul da Flórida não estarão em campo, mas alguns deles participarão de comerciais veiculados nos intervalos da TV, como é o caso de Tua Tagovailoa e Lionel Messi.

Falando em comerciais no evento, o custo médio de um comercial de 30 segundos, em 2024, durante o Super Bowl é de $7 milhões, continuando a tendência de aumento dos custos de publicidade associados ao evento.

E os fãs do R&B ficarão em êxtase, pois o show do intervalo do Super Bowl terá o cantor Usher como o protagonista.

Se você quiser assistir ao jogo e ver o show de Usher e ainda não adquiriu seu ingresso, uma boa notícia, pois os preços dos ingressos para o Super Bowl deste ano caíram desde a semana passada, mas ainda pode ser necessário acertar um jackpot para pagá-lo.

A poucos dias do ínicio da partida, o preço da “entrada” (o ingresso mais barato para entrar no estádio) para o confronto de domingo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers no Allegiant Stadium, em Las Vegas, agora é de $6,944, 15% mais barato do que o preço da semana passada, de cerca de $8,200, de acordo com a TickPick.

Apesar da queda, o Super Bowl deste ano ainda continua sendo o mais caro já registrado, com o preço médio de compra atualmente em $9,850 – 70% a mais do que o preço médio de compra do grande jogo do ano passado.

Veja quanto Patrick Mahomes e Brock Purdy ganharão em bônus se vencerem o Super Bowl

Dois quarterbacks dos playoffs da NFL disputarão o troféu Lombardi no Super Bowl deste ano. Para muitos QBs, uma vitória no Super Bowl também viria com um bônus salarial.

Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, e Brock Purdy, do San Francisco 49ers, se enfrentarão no Super Bowl no dia 11 de fevereiro.

Nas últimas semanas, quarterbacks da NFL e suas equipes competiram pelo principal prêmio do esporte – uma vitória no Super Bowl.

Mas, para muitos quarterbacks nos playoffs, um anel do Super Bowl não seria a única recompensa por uma vitória no campeonato.

Isso porque muitos jogadores da NFL têm incentivos contratuais – ou bônus – além de seus salários garantidos que lhes dão a oportunidade de aumentar seu salário se atingirem certos marcos ao longo da temporada.

Por exemplo, na última semana da temporada regular, o running back Joe Mixon, do Cincinnati Bengals, marcou seu 12º touchdown da temporada – desbloqueando um bônus de $350 mil.

Muitos outros jogadores também têm incentivos ligados ao seu desempenho nos playoffs.

O Business Insider analisou quanto dinheiro os dois quarterbacks – Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, e Brock Purdy, do San Francisco 49ers – têm a chance de levar para casa esse prêmio financeiro.

Em 2022, Brock Purdy e o San Francisco 49ers concordaram com um contrato de quatro anos que lhe paga um salário médio anual de cerca de $934 mil por ano. Purdy ganhará $164 mil extras se San Francisco vencer o Super Bowl.

Em setembro, Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs concordaram com um acordo reestruturado que lhe paga um salário médio anual de quase $53 milhões. Mahomes ganhará $1.25 milhão a mais se Kansas City vencer o Super Bowl – desde que participe de pelo menos 50% das jogadas ofensivas.

Aliás, o atual campeão do Super Bowl é o Kansas City Chiefs, que derrotou o Philadelphia Eagles em fevereiro de 2023, por 38 a 35. O time do quarterback Patrick Mahomes vai para seu quarto Super Bowl nos últimos cinco anos.

Data e horário do Super Bowl 2024

Data: 11/02/2024
Horário: 6:30 pm (ET)
Local: Allegiant Stadium, Paradise
Transmissão: CBS (TV aberta) e Paramount+ (streaming)


Copa do Mundo de 2026 terá jogo de abertura na Cidade do México e final em New Jersey

Ronaldo Fenômeno e Gianni Infantino, presidente da Fifa, se cumprimentam durante o encontro entre dirigentes (Foto: Fifa.com)
Ronaldo Fenômeno e Gianni Infantino, presidente da Fifa, se cumprimentam durante o encontro entre dirigentes (Foto: Fifa.com)

A Fifa divulgou, no início do mês, o calendário completo da Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, no México e no Canadá. O jogo de abertura, em 11 de junho, será disputado no Estádio Azteca, na Cidade do México. Já a final, em 19 de julho, será no MetLife Stadium, em New Jersey, New York, nos Estados Unidos.

A Fifa considera também que cada um dos países sede terá um jogo de abertura. Além da partida na Cidade do México, haverá partidas inaugurais em Toronto, no Canadá, no BMO Field, e em Los Angeles, Estados Unidos, no SoFi Stadium. A fase de grupos será disputada de 11 a 27 de junho.

Miami também integrará o conjunto de sedes americanas, inclusive sediará a decisão do 3º lugar, marcada para o dia 18 de julho de 2026 (sábado), no Hard Rock Stadium em Miami Gardens. Além da disputa do terceiro lugar, Miami receberá quatro jogos da fase de grupos, nos dias 15 de junho (segunda-feira), no dia 21 de junho (domingo), no dia 24 de junho (quarta-feira) e no dia 27 de junho (sábado). 

Está programada ainda uma partida pelas oitavas de final no dia 3 de julho (sexta-feira) e uma pelas quartas de final, marcada para o dia 11 de julho (sábado). 

No total, serão disputadas 104 partidas durante a Copa do Mundo de 2026, sendo a última delas disputada no MetLife Stadium, em New Jersey, New York, nos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo