Manchete Negócios

Economia americana surpreende e cria 255 mil vagas em julho

Bom desempenho na economia mais forte do mundo deve incentivar aumento das taxas de juros pelo Fed neste ano; economistas esperavam criação de 180 mil empregos

Placa anuncia evento de oferta de empregos
Placa anuncia evento de oferta de empregos em cidade americana em boa fase

Boa notícia para quem precisa que a economia americana demonstre plena recuperação da crise de 2008. A taxa de emprego no país aumentou mais que o esperado em julho e a renda avançou, o que deve reforçar as expectativas de aceleração do crescimento econômico e aumentar a probabilidade de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, neste ano. As informações são da agência de noticias Reuters.
Os novos empregos, excluindo o setor agrícola, aumentaram em 255 mil vagas no mês passado, com as contratações subindo bastante depois do dado revisado de 292 mil em junho, informou o Departamento de Trabalho na sexta-feira (5).
A taxa de desemprego permaneceu em 4,9% à medida que mais pessoas entraram no mercado de trabalho. Destacando a força do mercado de trabalho, os salários médios por hora aumentaram em 0,08 dólares, ou 0,3%. As contratações de maio foram revisadas para cima, a 24 mil, ante dado anterior de 11 mil. Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 180 mil vagas em julho e a taxa de desemprego caindo 0,1 ponto percentual, para 4,8 por cento.
O forte crescimento do emprego no mês passado deve reforçar a confiança do Fed em um mercado de trabalho que autoridades veem como o pleno emprego ou algo perto dele. A chair do Fed, Janet Yellen, disse que a economia precisa criar um pouco menos de 100 mil empregos por mês para ajustar-se ao crescimento da população.
O segundo mês consecutivo de ganhos robustos de emprego é um impulso para a economia após o crescimento médio a taxa anual de 1,0 por cento nos últimos três trimestres. No mês passado, o Fed descreveu o mercado de trabalho como “reforçado” e avaliou que parecia que ele ainda estava se fortalecendo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo