Economia brasileira ganha importância no mundo

0
673

O ritmo de crescimento do Brasil nas últimas décadas colocou o país em posição de destaque no chamado grupo dos Brics de países emergentes. A seguir, alguns detalhes da maior economia da América Latina:

* Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) foi de dois trilhões de dólares, entre as 10 maiores economias do mundo.

* Potência agrícola, o país é líder mundial em exportações de café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e de frango. É ainda o segundo maior exportador de soja, atrás dos Estados Unidos.

* Pioneiro no uso de biocombustíveis, o Brasil é o maior exportador de etanol. Cerca de 90% dos novos carros no país são equipados com motores flex, que rodam tanto com etanol quanto com gasolina.

* Descobertas recentes de grandes reservas submarinas de petróleo na costa sudeste devem dobrar a produção de petróleo do Brasil para 4 milhões de barris por dia até 2020, o que colocaria o país entre os dez maiores exportadores de petróleo do mundo.

* A dívida pública é equivalente a 38 por cento do PIB, ante 50 por cento em 2003. O Brasil quitou a dívida junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2005 e conquistou o tão aguardado grau de investimento em 2008.

* As exportações brasileiras totalizaram 198 bilhões de dólares em 2008, superando as importações de 178 bilhões de dólares.