Negócios

Economia da Califórnia já é maior que as de Brasil e França

O segundo estado com maior PIB é o Texas, comparável à economia australiana

Golden Gate Bridge em São Francisco, na Califórnia
Golden Gate Bridge em São Francisco, na Califórnia

O Estado da Califórnia ultrapassou a França e se tornou a 6ª maior economia do mundo. Mais rico Estado dos EUA, sede de empresas como Walt Disney Co, Apple, Google e Facebook, a Califórnia já havia passado o Brasil no começo do ano, tornando sua economia maior que a do mais populoso país da América do Sul.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos, o PIB do estado atingiu $2,46 trilhões em 2015 enquanto o tamanho da economia da França é estimado em $2,422 trilhões.

O segundo estado com maior PIB é o Texas, comparável à economia australiana, e o terceiro é New York, mais ou menos do tamanho da Espanha (ainda com os dados de 2013).

O que fez diferença desde então foi o crescimento. A Califórnia teve a segunda maior taxa do país em 2015 (5,7%), só atrás do Oregon, que registrou 5,9%. Enquanto isso, a França cresceu apenas 1,1% em 2015 e o Brasil teve uma recessão profunda depois de passar 2014 estagnado.

Vale lembrar que há 39,1 milhões de californianos e 66,4 milhões de franceses, então a conta por habitante acaba sendo bem mais alta no estado americano. As informações da revista “Exame”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo