Histórico

Economia dos EUA cresce 3,5% no quarto trimestre de 2006

O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) dos EUA registrou um crescimento de 3,5% (dado anualizado) no quarto trimestre de 2006, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento do Comércio.

A expectativa de crescimento para o ano todo ficou em 3,4%, pouco acima do registrado em 2005 (3,2%), ano em que a economia sofreu o impacto da destruição causada pelos furacões Katrina e Rita.

O dado ainda superou as estimativas dos analistas, que previam um crescimento de 3% anualizado no período.

Segundo economistas, a economia americana conseguiu registrar um crescimento sólido, considerando-se que o mercado imobiliário residencial no país (que funcionou como um dos fatores mais importantes de crescimento de 200 a 2005) teve uma queda de 17,3% no passado.

O investimento em construções de casas no ano passado também teve queda –de 4,2%, maior em 15 anos.

Mesmo assim, considerado apenas o mês de dezembro, o desempenho desse mercado foi animador –crescimento de 4,8%, o que foi visto como sinal de que a queda na atividade de vendas de casas no país já tenha atingido o ponto mais baixo e de que o risco de recessão, que se chegou a cogitar no ano passado, tenha sido superado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo