Histórico

Economia dos EUA deve voltar a crescer em 2010

Expectativa é do Banco Central americano, admitindo “severa contração”

A economia americana está passando por uma “severa contração” mas deve se recuperar a partir de 2010. Esta é a expectativa do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, acrescentando que pretende utilizar todos os instrumentos disponíveis para que o país saia da recessão. “2010 será um ano de recuperação se forem tomadas medidas pelo governo para estabilizar os mercados financeiros”, acredita o economista. A recuperação completa, segundo o chefe do banco central americano, pode levar mais do que dois ou três anos.

A economia dos EUA está em recessão desde dezembro de 2007, ou seja, demonstrou declínio na atividade econômica que costuma durar mais que dois trimestres consecutivos: no quarto trimestre de 2008 houve uma contração de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB), antecedida por uma queda de 0,5%.

Bernanke reafirmou as previsões contidas na ata da reunião de política monetária do Fed realizada no mês passado: para este ano, a taxa de desemprego deve ficar entre 8,5% e 8,8%; a economia deve ter queda de 0,5% a 1,3% neste ano, antes de começar a se recuperar a partir de 2010, a um ritmo de crescimento de 2,5% a 3,5%, com índices talvez mais altos que esses em 2011. Para o presidente do BC americano, se as condições dos mercados financeiros melhorarem, “a economia vai ganhar apoio crescente dos estímulos fiscal e monetário, do efeito saudável da queda acentuada nos preços da energia e do melhor alinhamento entre os estoques das empresas e as vendas finais”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo