Antonio Tozzi Esportes

Ednaldo Rodrigues é eleito presidente da CBF

Entidade maior do futebol brasileiro define gestão para o quadriênio de 2022-2026

Ednaldo Rodrigues será presidente da CBF até 2026 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Ednaldo Rodrigues será presidente da CBF até 2026 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ednaldo Rodrigues é o novo presidente da CBF. O dirigente foi eleito nesta quarta-feira (23) por unanimidade entre os presentes na votação, que contou com participação das federações estaduais e dos clubes da Séries A e B do Brasileirão. Ele comandará a gestão da entidade pelo quadriênio de 2022 a 2026.

Momentos após a confirmação do resultado, na Casa do Futebol Brasileiro, Ednaldo Rodrigues tomou posse como Presidente da CBF, ao lado de seu Conselho de Administração, que contará com oito vice-presidentes. São eles: Antônio Aquino Lopes, Fernando Sarney, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes. Juntos, eles compuseram a chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”, que venceu o pleito.

A eleição

Na quarta-feira (23), a sede da CBF recebeu os presidentes convidados para participar da Assembleia Geral Eleitoral. Estiveram presentes representantes das Federações Estaduais de Futebol e dos clubes que disputarão as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2022. Cada dirigente teve direito a um voto, com regras definidas previamente em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 7 de março.

Conforme estabelecido, os votos das Federações tiveram peso 3, os clubes da Série A representavam peso 2 e os clubes da Série B tinham peso 1. Todos os votantes escolheram pela chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”, que era candidata única no pleito. 

Ednaldo Rodrigues Gomes é natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e tem 68 anos. Sua primeira experiência foi como presidente da Liga Conquistense de Desportes Terrestres. No ano de 1992, Ednaldo Rodrigues passou a ser diretor do Departamento do Interior da Federação Baiana de Futebol (FBF) até o ano 2000. O trabalho o levou à Presidência da FBF, cargo que assumiu em 2001 e para o qual foi reeleito em outras duas oportunidades.

Pois é, surgiu um novo nome à frente da CBF. A pergunta que fica é a seguinte: você acredita que este dirigente será diferente dos anteriores?

Seleção Brasileira em campo

Antony, do Ajax, foi titular da Seleção pela primeira vez no Rio (Foto: english.ajax.nl)
Antony, do Ajax, foi titular da Seleção pela primeira vez no Rio (Foto: english.ajax.nl)

A maioria dos torcedores provavelmente nem se lembrou que a Seleção Brasileira de Futebol está encerrando sua participação nas Eliminatórias da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) neste mês de março.

Na quinta-feira (24), o Brasil recebeu a seleção do Chile no Maracanã e o técnico Tite aproveitou a ocasião para testar uma nova formação para o ataque, com Antony, Vini Jr. e Neymar atuando como falso 9. 

A seleção canarinho encerra sua participação no torneio na terça-feira (29) no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, capital da Bolívia. É verdade que ainda falta o jogo entre Brasil e Argentina, não realizado em São Paulo na época da pandemia. Entretanto, como as duas seleções já estão classificadas, são grandes as chances desta partida nem ser realizada, com a Conmebol computando um ponto para cada seleção. Antes destas duas partidas, o Brasil liderava as Eliminatórias com 39 pontos conquistados (12 vitórias, 3 empates, 32 gols marcados e 5 sofridos), seguido pela Argentina com 35 pontos (com 10 vitórias, 5 empates, 23 gols marcados e 7 sofridos).

Rodadas importantes para os demais

Entretanto, se Brasil e Argentina podem aproveitar esses jogos para experimentar novos jogadores e formas de atuar, elas são valiosas para aquelas seleções que ainda sonham em participar da Copa do Mundo Qatar-2022. 

O Equador tem grandes possibilidades de classificação. Os equatorianos estavam na terceira posição, com 25 pontos, ganhos antes de enfrentar Paraguai e Argentina na última rodada. O Paraguai, penúltimo colocado, está praticamente eliminado, juntamente com a lanterna Venezuela, enquanto a Bolívia reúne chances remotas de classificação.

Com esse cenário, a Conmebol pode mandar à Copa do Mundo Brasil, Argentina e Equador como seus representantes, além de outros dois ainda indefinidos. Antes da rodada de quinta-feira, a tabela de classificação das Eliminatórias da Conmebol apontava Uruguai (4º colocado), Peru (5º), Chile (6º) e Colômbia (7º). 

Campeonatos regionais em fases decisivas

À medida que se avizinham os inícios do Campeonato Brasileiro e das Copas Libertadores da América, Sul-Americana e fase final da Copa do Brasil, os campeonatos regionais entram em suas fases decisivas.

Evidentemente, não dá para comentar todos os campeonatos, por isso vamos nos ater aos quatro principais e à Copa do Nordeste.

A Copa do Nordeste já definiu seus semifinalistas. Em uma das chaves, Fortaleza e Náutico se enfrentarão por uma das vagas na Final, enquanto na outra chave o Sport Club do Recife jogará com o vencedor de Ceará e CRB, que duelaram na quinta-feira (24).

Campeonato Paulista

O Paulistão também definiu seus semifinalistas. São Paulo, Bragantino e Palmeiras carimbaram suas passagens às semifinais, enquanto Corinthians e Guarani de Campinas disputaram a última vaga na quinta-feira (24), com favoritismo para o Timão. 

Os quatro semifinalistas serão divididos em duas chaves e os vencedores das semifinais, disputadas neste final de semana, disputarão o título em duas partidas, com a equipe com melhor pontuação atuando perante sua torcida no segundo jogo.

Campeonato Carioca

O Cariocão já tem o Flamengo como um dos finalistas. O Rubro-negro venceu as duas partidas contra o Vasco por 1 a 0 em uma das semifinais. Na outra semifinal, o Fluminense e o Botafogo disputam a outra vaga para a decisão. O Flu saiu na frente ao derrotar o Fogão por 1 a 0 no Engenhão. No domingo (27), os times voltam a se enfrentar e o Tricolor das Laranjeiras pode até perder por um gol de diferença por ter feito melhor campanha. 

Assim, são grandes as chances de um Fla x Flu na final. Se o Flamengo confirmar o favoritismo, conquistará o tetracampeonato carioca – algo inédito no futebol profissional brasileiro.

Campeonato Mineiro

Edu, atacante do Cruzeiro, vem sendo um dos artilheiros do certame (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Edu, atacante do Cruzeiro, vem sendo um dos artilheiros do certame (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Tudo indica que a decisão do Campeonato Mineiro reunirá mais uma vez Atlético-MG e Cruzeiro. A Raposa venceu o Athletic, de São João del Rey, por 2 a 0, mesmo placar da vitória do Galo sobre a Caldense. Agora, ambos podem perder por até um gol de diferença para serem adversários na final.

Campeonato Gaúcho

O Grêmio tem a oportunidade de se sagrar pentacampeão gaúcho em 2022. O Tricolor dos Pampas eliminou o arquirrival Internacional em uma das semifinais, com uma vitória de 3 a 0 no Beira-Rio e uma derrota de 1 a 0 em casa. Classificou-se por ter melhor saldo de gols.

Seu adversário será o Ypiranga de Erechim, que eliminou o Brasil de Pelotas, após ser derrotado por 1 a 0 na casa do adversário e vencer por 3 a 1 em casa. A decisão será nos dois próximos sábados, e o Grêmio joga a segunda partida em Porto Alegre.

Miami Open sem Djoko, Federer e Nadal

Naomi Osaka é uma das favoritas ao título (Foto: WTA)
Naomi Osaka é uma das favoritas ao título (Foto: WTA)

O Miami Open de tênis, um dos principais torneios do mundo, está sendo disputado nas quadras montadas no Hard Rock Stadium. A competição que reúne os melhores tenistas do planeta não conta com três dos seus maiores: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Nem por isto, o nível está baixo, sobretudo com as presenças dos favoritos Daniil Medved e Alexander Zverev na chave masculina e de Naomi Osaka na chave feminina.

Quem quiser assistir às partidas, pode adquirir ingressos no tickets-center.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo