Histórico

Eleição para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior começa em outubro

Candidatos ainda podem se registrar e a Flórida tem pelo menos três nomes de peso na disputa

Como se já não bastasse o agitado momento eleitoral para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, com a escolha do próximo presidente em um segundo turno no dia 31 de outubro e as eleições americanas, no dia 2 de novembro, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a realização do pleito para a definição dos representantes das comunidades que servirão de interlocutores com o governo federal. Os candidatos têm até o dia 12 de outubro (próxima terça-feira) para confirmar sua inscrição.

A eleição, segundo o site Brasileiros no Mundo (www.brasileirosnomundo.mre.gov.br), vai ocorrer a partir da segunda metade de outubro, até o início de novembro, dependendo de “fatores de disponibilidade técnica”. Como se sabe, a escolha será feita através de meio eletrônico, mas o Ministério ainda vai divulgar as datas e os detalhes do sistema de votação. Mesmo assim, a intenção é que o novo Conselho de Representantes já tome posse durante a III Conferência Brasileiros no Mundo, prevista para ocorrer no início de dezembro.

Aqui na nossa região, a América do Norte, serão eleitos quatro representantes, que terão como função primordial a ponte entre o governo e a comunidade. Vale lembrar que o cargo não é remunerado. As eleições estavam previstas para o mês de maio, mas foi adiada por falta de divulgação devida e de oportunidades para o debate entre os candidatos.

Para aqueles que ainda pretendem se candidatar, eis os requisitos: Ter mais de 18 anos, viver no mínimo há três anos na região geográfica que pretende representar, não possuir antecedentes criminais e declarar estar em condições de exercer as funções de Conselheiro do CRBE. 

Na Flórida, pelo menos três candidatos já confirmaram seu registro: O pastor Silair Almeida, da Primeira Igreja Batista e que já exerceu esta função interinamente, a presidente do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBU), Adriana Sabino, e a empresária Regiane Luna, do grupo Total Help. Na próxima edição, o jornal AcheiUSA vai publicar a plataforma destes três candidatos ” e de outros que venham registrar seus nomes ” para que a comunidade possa escolher em quem votar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo