Histórico

ELEIÇÕES 2012 – GUIA COMPLETO: Eleitor terá seis páginas para votar na terça

O eleitor desatento pode levar até trinta minutos para decifrar as seis páginas da cédula eleitoral americana

Joselina Reis

O eleitor brasileiro que for votar nas eleições americanas da próxima terça-feira (seis de novembro) vai ter um susto quando abrir a cédula eleitoral. O documento contém seis páginas frente e verso (em inglês) com vários cargos e emendas constitucionais para escolher. O número exagerado de cargos e emendas faz com que a cédula eleitoral na Flórida seja uma das maiores da história do estado e do país.

Vale lembrar também que os partidos usam suas siglas: DEM (Democratas) – partido do presidente Barack Obama, REP (Republicanos) – partido do candidato Mitt Romney e NPA (Sem afiliação partidária). As eleições americanas deste ano na Flórida são tão complexas que, mesmo morando no mesmo condado, eleitores podem ter cédulas diferentes, dependendo do distrito onde ele mora na região.

A equipe do jornal AcheiUSA simplificou o processo e traz um resumo da cédula para ajudar o eleitor braso-americano a ganhar tempo. Como o dia da eleição nos EUA não é feriado e quem não aproveitou o benefício do voto antecipado vai ter que ficar um bom tempo na urna tentando escolher um por um.

Por lei, todo empregado tem direito a requerer sua saída do trabalho para ir ao posto de votação. Se o empregador tentar impedir ou descontar do salário, o empregado pode recorrer à justiça com excelentes chances de ganho de causa.

Cédula simplificada

Presidente – o eleitor terá que escolher não só entre Barack Obama e Mitt Romney, há outros candidatos também;
United States Senator – Há quatro candidatos para o cargo de senador federal. Esse senador vai representar a Flórida em Washington D.C.;
Representantive in Congress (deputado federal) – Cada região em Broward tem entre dois ou três candidatos, mas na sua cédula eleitoral estarão apenas os candidatos da sua região;
State attorney (procurador geral do Estado) – Há dois nomes apenas;
State Senator – Ele representa os interesses da sua região em Tallahassee, na sua cédula eleitoral estarão apenas os candidatos da sua região;
State Representative (Deputado estadual) – Há dois candidatos por região, na sua cédula eleitoral estarão apenas os candidatos da sua região;
Clerk of the circuit court (responsável pela administração do fórum do condado) – Nesse caso a cédula de cada região traz um nome diferente. Em Broward, existe apenas um candidato, o atual que tenta a reeleição;
Sheriff (comandante da polícia civil local) – O cargo também é por condado; em Broward dois candidatos disputam a vaga;
County Commission (vereador local) – Desta vez apenas os distritos 3, 7 e 9. Nesse caso, muitos eleitores podem não ter esse item na sua cédula eleitoral;
Justice of the Supreme Court (juiz da suprema corte) – Para esse cargo, a cédula traz uma pergunta, se o eleitor quer ou não manter os três atuais ocupantes do cargo. Por lei, eles normalmente ficam no cargo pelo mérito, sem a necessidade de eleição, mas dessa vez os republicanos reclamaram e exigem a consulta popular por considerarem os três muito liberais;
Fourth District Court of Appeal (quarta corte regional de apelação) – Para esse cargo, a cédula traz uma pergunta, se o eleitor quer ou não manter os dois atuais ocupantes do cargo. O quarto distrito de apelação é responsável por Broward e Palm Beach;
Circuit Judge, 17th Judicial Circuit, group 45 – (Juiz do 17° corte judicial, do grupo 45) – Dois magistrados disputam a vaga;
County Court Judge, group 5 (juiz do condado no grupo 5) – Dois magistrados disputam a vaga;
Country Court Judge, group 10 (juiz do condado, grupo 10)– Dois magistrados disputam a vaga;
School Board, District 4 and 5 (conselho escolar, distritos 4 e 5) – Dois candidatos disputam a vaga;
School Board, at large seat 8 e seat 9 (cargo na diretoria do conselho escolar de Broward, para a cadeira número 8 e 9) – Dois candidatos disputam cada uma das vagas;
Broward Soil & Water Conservation, seat 3 and 5 (departamento de água e conservação do solo, para a cadeira de número 3 e 5) – Dois candidatos disputam cada uma das vagas;
South Broward Drainage District, zone 1 (departamento de drenagem na área sul do condado de Broward) – Dois candidatos disputam a vaga.

Emendas constitucionais

A cédula eleitoral traz 11 emendas à Constituição Estadual. Todas são propostas do governo republicano de Rick Scott e do candidato à presidência Mitt Romney. Os democratas são contra todas as emendas afirmando que elas ferem o direito do cidadão. Para essas emendas há duas escolhas, sim (mantenha o que governo estadual quer) ou não (não concordo com a ideia de fazer essas mudanças propostas pelo governo estadual). Veja a baixo um resumo de cada emenda:

Emenda 1
Assunto: Saúde
Proposta: governo estadual quer poderes para vetar o projeto de saúde proposto por Obama (Obama Care) quando este entrar em pleno vigor. O governo estadual acredita que o governo federal está impondo o projeto e quer que o estado tenha mais autonomia no assunto.

Emenda 2
Assunto: Veteranos
Proposta : permite o governo estadual a oferecer desconto no imposto sobre propriedade para veteranos de guerra com deficiência, mesmo que eles não fossem residentes na Florida quando deixaram o país e foram para guerra.

Emenda 3
Assunto: Receita Estadual
Proposta: muda a fórmula de coleta de receita estadual. Governo estadual quer transferir seu dinheiro extra para um fundo, o que pode provocar o corte de recursos para alguns programas como escolas e salários de funcionários públicos.

Emenda 4
Assunto: Imposto sobre propriedade (IPTU)
Proposta: governo estadual não seria capaz de aumentar o valor de mercado da casa para calcular o imposto, mesmo que o valor da casa tenha diminuído no mercado de imobiliário. No entanto, o corte do imposto pode significar menos recursos para obras públicas.

Emenda 5
Assunto: Suprema Corte Estadual
Proposta: governo estadual quer dividir a suprema corte estadual em dois grupos. Além disso, o governo quer os juízes da suprema corte estadual prestem contas ao senado estadual.

Emenda 6
Assunto: Aborto
Proposta: permite que o governo estadual vete qualquer ajuda financeira para casos de aborto (excluindo os casos onde a mulher sofre risco de vida se continuar com a gestação, ou for vítima de estupro).

Emenda 7
Assunto: Religião
Proposta: a emenda foi removida da cédula por ter sido considerada inconstitucional, mas foi reformulada pelo governo estadual e voltou como número 8.

Emenda 8
Asssunto: Religião
Proposta: permite o governo estadual a patrocinar atividades de grupos religiosos (qualquer religião), usando dinheiro público.

Emenda 9
Assunto: Imposto sobre propriedade (IPTU)
Proposta: governo estadual quer dar isenção de imposto residencial para as esposas de militares mortos em guerra.

Emenda 10
Assunto: Imposto sobre propriedade (IPTU)
Proposta: governo estadual quer dar insencao de impostos para residências cujo valor esteja entre $25 mil a $ 50 mil dólares.

Emenda 11
Assunto: IPTU
Proposta : o governo estadual quer dar permissão aos condados para que eles oferecem isenção de IPTU para casas de aposentados de baixa renda.

Emenda 12
Assunto: Representante Estudantil
Proposta: governo quer mudar o processo seletivo para escolha do estudante que representa o corpo estudantil da Flórida no comitê estadual estudantil.

Fonte: Liga das Mulheres Eleitoras
(ww.bereadytovote.org) e Robert Watson (Lynn University)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo