Histórico

Eleições no Brasil têm vários ‘Obamas’ correndo atrás de votos

Candidatos adotam nomes bizarros para aparecerem

DA REDAÇÃO, COM CNN – É uma pena que Barack Obama não seja candidato às eleições no Brasil.

Ele é tão popular por lá que pelo menos 16 candidatos às eleições municipais adotaram o nome “Obama”, na tentativa de amealhar mais votos no dia 7 de outubro.

Há vários “Baracks”, assim como “Ricardo Obama”, “Wilson Obama” e até mesmo um “Barata Obama”.

E a coisa não fica só no presidente americano.

Na tentativa de aparecer, as legendas estão cheias de nomes de personagens como Batman, Robin, Superman e Rambo. E até mesmo alguns mais estranhos, como Santa Claus e “Bin Laden”, que promete “explodir com a corrupção”.

Os candidatos se vestem a caráter em suas aparições no horário eleitoral gratuito pela TV, na esperança de chamar a atenção dos elitores mais incautos.

Muitos foram inspirados no sucesso de Tiririca, o palhaço que se elegeu por São Paulo como candidato a deputado federal mais votado do País.

Para alguns, os excêntricos candidatos podem ser um sinal de imaturidade política; para outros, a prova de que a democracia brasileira está a pleno vapor.

Um dos “Obamas”, entretanto, tem uma terceira explicação para os nomes bizarros.

“Há tanta corrupção na política que o povo às vezes prefere votar num candidato fictício”, disse Gerson Januário de Almeida, que concorre a uma vaga de vereador em Belo Horizonte sob o nome “Obama BH”.

Há dois anos, Gerson trabalha como sósia de Barack Obama em festas e eventos, mas diz que tudo vai ser diferente caso ele seja eleito:

“Eu usei o nome porque acho que ele pode me render votos”, disse Gerson à CNN. “Mas é preciso saber a diferença entre um personagem e um político de verdade”.

Ironicamente, sua plataforma é a reforma do sistema de saúde. Gerson panfleta pelas ruas de BH carregando um enorme cartaz dizendo “Obama BH”. A maioria dos passantes parecem mais interessados em tirar uma foto ao lado “Obama” do que conferir as suas promessas de campanha.

“Com essa cara, é ruim de dar errado”, diz um homem.

Mas outros dizem que aparência não é tudo.

“Posso até considerar as propostas dele, mas política não é piada”, diz um outro.

Obama BH diz que tem quase certeza de que ninguém adotou o nome do candidato republicano à Casa Branca.

Mas, se a vitória não vier para o Obama de verdade nas eleições americanas, pode ser que apareçam alguns “Mitt Romneys” brasileiros da próxima vez que o Brasil for às urnas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo