Estados Unidos

Eleitores da Flórida vão às urnas nesta terça-feira

Brasileiros aptos a votar falam sobre a experiência de escolher um candidato fora de seu país natal

Por Ana Paula Franco

Hoje é dia do morador do estado da Flórida – cidadão americano e registrado para votar – exercer sua cidadania e votar nas eleições primárias. A Flórida e outros quatro estados vão às urnas nesta terça-feira (15) para escolher seu candidato preferido às eleições 2016 que acontecem em novembro. Durante todo o dia, escolas, igrejas e repartições públicas se transformaram em postos de votação. As eleições acontecem também nos estados da Carolina do Norte, Ohio, Illinois e Missouri.

A brasileira Marcella Santos, de 29 anos, está votando pela primeira vez. Ela trabalha como personal trainer em Deerfield Beach e reservou um tempinho para exercer seu direito como eleitora. “Estou muito feliz em poder votar no país que escolhi para viver”, disse.

Outra brasileira, Brígida Bernardo, moradora de Coconut Creek, também exerceu seu direito e falou sobre a importância de votar. Esta é a segunda vez que Brígida vai às urnas. “Há menos de 100 anos, as mulheres não tinham o direito de votar. Eu honro as mulheres que lutaram pelos meus direitos antes de eu existir, e lembrando que em muitos lugares do mundo, há muitas mulheres que ainda não podem votar. E em muitos outros lugares a democracia não existe. É importante o voto para garantirmos os nossos privilégios e sabermos que temos deveres neste país”, disse Brígida.

eleitores vão às urnas em Boca Raton FOTO REUTERS
eleitores vão às urnas em Boca Raton FOTO REUTERS

As prévias são eleições indiretas em que os eleitores registrados vão às urnas e, dependendo do número de votos, o candidato ganha um número de representantes – os chamados delegados. E esses delegados vão escolher o candidato na convenção do partido, em julho. Cada Estado tem suas próprias regras e um número de delegados diferente.

Do lado Democrata, a pré-candidata Hillary Clinton lidera com folga, mas ainda precisa de 1152 delegados para garantir a nomeação. Já Bernie Sanders precisa de 1807. São 792 delegados democratas em jogo, só nesta terça-feira (15).

Do lado Republicano, a corrida está mais apertada. Para se tornar o candidato oficial, é preciso acumular 1237 delegados. Trump tem 460; Ted Cruz, 369; Marco Rubio, 163; John Kasich, 63. São 367 delegados em disputa.

Marco Rubio, senador pela Flórida, aposta o tudo ou nada nesta terça-feira. Se ele perder, provavelmente sairá da disputa, pelo menos, pela presidência e deve sair candidato a governador. As pesquisas apontam que Hillary Clinton e Donald Trump devem sair vencedores no Sunshine State.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo