Notícias

Em breve, ICE vai checar informações do motorista por meio da placa do carro

Reportagem do ‘The Verge’ mostra que contrato está em fase final e vai dar ao ICE acesso a bilhões de placas de carro

Polícia tem acesso às informações baseadas na placa do carro
Polícia tem acesso às informações baseadas na placa do carro

O Immigration and Customs Enforcement (ICE) vai ter acesso, em breve, às informações sobre o motorista pela placa do carro. O que será feito com essas informações, o ICE não confirma e se limita a dizer ‘que vai ter acesso às informações sobre pessoas alvo de investigações’.

Reportagem do ‘The Verge’, publicação da área de tecnologia, informa que o contrato do governo com a Vigilant Solutions – empresa que reúne informações baseadas na placa de carros – está em fase final de elaboração.

Segundo a publicação, o ICE vai conseguir obter informações baseadas na placa do veículo. “Assim como a polícia, o ICE vai conseguir ter acesso às informações de imigrantes para reunir a processos investigativos”, disse um porta-voz do ICE à publicação. “O ICE não vai construir uma data-base a partir de placas de carro, será parte do processo, completou.

A Vigilant Solutions tem mais de 2 bilhões de placas de carros no sistema e tem como parceiros as polícias locais e alguns parceiros privados.

Caso os agentes do ICE tenham acesso às informações das placas dos veículos, eles teriam em mãos os dados sobre o proprietário da placa nos últimos cinco anos e informações detalhadas sobre o trajeto do carro. Eles também teriam acesso a novas placas de possíveis alvos que cheguem ao sistema.

Vale lembrar que a polícia já tem acesso às informações dos motoristas baseadas na placa do carro e que não há especificações, nem data para o ICE dar início a esta checagem.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo