Artes Plásticas

Em obras, principal museu de Miami Beach adia reabertura

Bass Museum, principal museu da cidade, está fechado para reformas há mais de um ano; plano era reabrir a tempo da Art Basel 2016, mas isso não deve ocorrer antes do ano que vem

Fachada do Bass Museum, na Collins Avenue, no coração de Miami Beach
Fachada do Bass Museum, na Collins Avenue, no coração de Miami Beach

Miami vem a cada ano reforçando sua vocação de cidade voltada às artes, mas a verdade é que a região ainda carece de grandes opções culturais, como cidades como New York e Los Angeles, por exemplo, oferecem. A cidade de Miami Beach ilustra bem a situação: seu principal grande museu de arte, o Bass Museum (2100 Collins Ave, Miami Beach, FL 33139), segue fechado para reformas há mais de um ano.

A instituição planejava reabrir —completamente ampliada e com seu interior reformado, conferindo-lhe mais espaço para exposições— a tempo da próxima edição da feira de arte Art Basel, em dezembro, mas isso não deve mais acontecer. Para todos os efeitos, o Bass Museum só volta a receber visitantes no segundo trimestre de 2017.

Citando atrasos na obra e problemas com autorizações da prefeitura, a direção do Bass decidiu adiar a abertura de forma a atender a leis de preservação impostas pela cidade. “Nossa principal preocupação é garantir que essa icônica e histórica instituição de Miami Beach seja preservada”, disse ao “Miami New Times” a diretora e curadora do Bass Museum, Silvia Karman Cubiñá.

O museu é sediado no que um dia foi a Miami Beach Public Library and Art Center, originalmente construída em 1930, pelo arquiteto Russell Pancoast, em estilo art deco. O prédio foi convertido em museu de arte em 1963, por meio da doação de obras de arte do acervo do colecionador John Bass. Em 1978, o prédio do Bass Museum passou a constar no National Register americano como um exemplar da arquitetura art deco.

A reportagem do “Miami New Times” cita que, sem o Bass Museum, outras duas instituições devem brilhar sob os holofotes durante dezembro, época em que a cidade recebe milhões de visitantes para a Art Basel. São elas: o Perez Art Museum, em Downtown, e o Institute of Contemporary Art (ICA), no Design District.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo