Histórico

Embarcações das Coreias trocam tiros

Confronto aconteceu na fronteira entre os dois países, que se acusam mutuamente

Um navio de guerra sul-coreano se envolveu em uma troca de tiros com uma embarcação norte-coreana, no primeiro confronto entre embarcações na fronteira entre os dois países rivais desde 2002. Autoridades em Seul disseram que a embarcação sul-coreana abriu fogo depois de o navio norte-coreano cruzar a divisa marítima em disputa pelos dois países – e o navio da Coreia do Norte respondeu ao ataque com mais tiros.

O incidente ocorre dias antes de uma visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Ásia, na qual ele deve discutir a questão do programa nuclear norte-coreano. Para alguns analistas, o incidente pode ser uma mensagem do governo norte-coreano para o líder norte-americano. Para piorar, as duas nações exigem um pedido formal de desculpas, o que está gerando ainda mais tensão na região.

Os confrontos na fronteira não são uma novidade: em 1999, um navio da Coreia do Norte foi afundado e várias embarcações de ambos os países foram danificadas durante uma troca de tiros na fronteira. Já em 2002, quatro marinheiros sul-coreanos e cerca de 30 norte-coreanos foram mortos em uma batalha de 20 minutos na região. Os últimos anos foram de relativa calma na divisa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo