Histórico

Embargo a Cuba deve acabar até o próximo ano

Previsão é de parlamentar democrata Charles Rangel

O Congresso dos Estados Unidos provavelmente suspenderá o embargo a Cuba antes do final de 2010. Pelo menos é essa a opinião de Charles Rangel, um influente parlamentar democrata, que preside a Comissão de Orçamento da Câmara. Segundo ele, é “muito provável” que a atual legislatura suspenda as restrições comerciais à ilha, em vigor há quase 50 anos. Rangel, que há muito tempo critica o embargo e que agora chefia a influente comissão responsável por políticas tributárias e comerciais, fez esse comentário em resposta a uma pergunta durante um evento. Ele salientou, porém, que acha mais prioritário para o atual Congresso reformar o sistema de saúde dos EUA.

No mês passado, o presidente Barack Obama deu um passo no sentido de melhorar as relações com Cuba, ao suspender restrições para viagens e remessas financeiras de imigrantes cubanos para a ilha comunista. Ele sinalizou que, para obter mais concessões, Havana teria de libertar presos políticos e melhorar a situação dos direitos humanos. O presidente cubano, Raúl Castro, e seu irmão Fidel manifestam disposição em conversar com os EUA, mas insistem que isso deve ocorrer sem pré-condições e com respeito à sua soberania.

O deputado William Delahunt disse a jornalistas que não espera que seja votado antes de novembro um projeto que permitiria a cidadãos dos EUA viajar livremente a Cuba. “Estamos acumulando apoio. Temos 138 copatrocinadores”, disse o democrata, alertando que defensores do embargo estão “gastando enormes quantidades de dinheiro” para se opor à lei. O representante comercial dos EUA, Ron Kirk, afirmou que Obama está esperando Cuba dar o próximo passo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo