Brasil Manchete

Emenda à Constituição é promulgada e indivíduos que adquirirem outra nacionalidade não perdem a brasileira

PEC 131 foi aprovada e extingue a possibilidade de perda da nacionalidade originária para os brasileiros que adquirirem outras cidadanias

Brasil acaba com perda automática de cidadania. Foto: Facebook

Pessoas que nasceram no Brasil não podem perder a nacionalidade brasileira caso adquiram a cidadania de outros países, graças à  Emenda à Constituição 131 que foi promulgada pelo Congresso Nacional.

Antes da aprovação, estava previsto na Constituição a perda de nacionalidade brasileira em caso de aquisição de nova nacionalidade, com apenas duas exceções: se a lei do outro país reconhecer a nacionalidade originária ou se impuser a naturalização como condição para a permanência no país. Com a mudança promovida pela EC 131, o cidadão apenas perderá a nacionalidade brasileira se fizer um pedido expresso por escrito, e mesmo assim poderá readquiri-la.

A EC 131 tem origem na PEC 6/2018 , apresentada em 2018 pelo então senador Antonio Anastasia (MG), atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que estava presente no Plenário do Senado no dia 3 de outubro, data da promulgação. A proposta foi inspirada no caso da brasileira Claudia Hoerig, que teve a perda da nacionalidade brasileira decretada por ter se naturalizado norte-americana. Conforme observou Anastasia à época, o caso trouxe à discussão o tema da dupla cidadania ou da perda de nacionalidade brasileira, regulado pelo artigo 12 da Constituição.

Em 2019, Claudia foi condenada nos Estados Unidos pelo assassinato do marido, ocorrido em 2007. Refugiada no Brasil, foi extraditada para os Estados Unidos, apesar de a Constituição proibir a extradição do brasileiro nato para responder por crimes no exterior. Isso só pôde acontecer porque o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que Claudia deixara de ser brasileira, por vontade própria, para tornar-se unicamente cidadã norte-americana, antes da data do assassinato. Essa decisão, no entanto, foi inédita, de acordo com o autor. Com informações da Agência Senado

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo