Histórico

Emissão de vistos para brasileiros irem para os EUA bate recorde em 2014

Número chegou a 1.075 milhão e ultrapassou a marca de 2012

Da Redação com Folha de S. Paulo – Em 2014, a embaixada americana no Brasil emitiu 1,075 milhão de vistos para ingresso de brasileiros nos Estados Unidos. O número é recorde e ultrapassou a marca registrada em 2012, quando 1,039 milhão de brasileiros tiveram permissão para visitar ou trabalhar nos EUA.

De acordo com dados divulgados pela embaixada americana, esse ritmo de emissões vinha sendo crescente desde 2005. A exceção foi em 2013, quando houve uma pequena redução no número de liberações.

De acordo com a embaixada americana, mais de 90% dos pedidos de visto feitos por brasileiros são aceitos.

Ainda segundo a embaixada, o tempo de espera para agendar uma entrevista é de menos de quatro dias em todo o país. Já o processo todo, desde a solicitação até o recebimento do visto leva, em média, dez dias.

No caso de renovação do documento, os turistas brasileiros são dispensados de passar por nova entrevista na Seção Consular, o que acelera o processo. Basta apresentar a documentação solicitada no CASV para tirar foto e fazer registro das digitais.

Os formulários, em inglês, ainda dificultam o acesso para brasileiros que não dominam o idioma, mas já surgiram empresas especializadas em assessorar o preenchimento das fichas.

Airton Rodrigues, 20, e o irmão Leandro, 24, trabalham em uma dessas empresas, em frente ao CASV de Brasília.

“Tem muita gente que se esquece de imprimir ou não sabe responder a todas as perguntas”, diz Airton.

Fim do visto
Desde 2010, vistos para visitantes brasileiros valem até dez anos. Mas Brasil e EUA estudam a possibilidade de eliminar essa exigência.
De acordo com o Itamaraty, há intenção dos dois países em estabelecer a isenção de vistos, e o compromisso para isso foi firmado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff em visita a Washington.

Ainda não há, porém, qualquer decisão. Quando tomada, precisará ser bilateral, o que significa que para americanos, a entrada no Brasil também passará a ser permitida apenas com a apresentação de um passaporte válido. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo