Comunidade Estados Unidos Manchete

Empresa brasileira de energia verde se instala em território americano

O principal ativo da companhia no país é o complexo eólico Goodnight, instalado no condado de Armstrong, no norte do Texas.

A empresa impactará positivamente a economia regional, com a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da arrecadação municipal e estímulo ao desenvolvimento de áreas rurais (Foto: Freepik)
A empresa impactará positivamente a economia regional, com a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da arrecadação municipal e estímulo ao desenvolvimento de áreas rurais (Foto: Freepik)

Com investimentos que já ultrapassam $ 700 milhões, a empresa brasileira Serena Energia avança em sua estratégia de internacionalização e consolida sua presença no mercado de energia renovável dos Estados Unidos. O principal ativo da companhia em território americano é o complexo eólico Goodnight, instalado no condado de Armstrong, no norte do Texas.

A primeira fase do projeto possui capacidade instalada de 265,5 megawatts (MW), e já entrou em fase de comissionamento. Quando estiver em plena operação será capaz de abastecer mais de 60 mil residências, além de atender grandes consumidores corporativos, como centros de dados e empresas de tecnologia.

O empreendimento marca a entrada definitiva da Serena no mercado operado pelo Electric Reliability Council of Texas (ERCOT), um dos sistemas elétricos mais competitivos do mundo. Esse não é o único investimento da brasileira na matriz energética do estado, que vem ampliando de forma acelerada a participação de fontes eólicas e solares. Segundo informações publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, o conselho de administração da companhia já aprovou um aporte adicional de aproximadamente $ 370 milhões para a implantação da segunda fase, o Goodnight 2, com obras previstas entre 2026 e 2027.

Além disso, estruturou um pacote de financiamento internacional estimado em cerca de $ 350 milhões, destinado à construção dos parques eólicos, aquisição de turbinas e implantação da infraestrutura de transmissão. Os investimentos ocorrem em um contexto de forte crescimento da demanda por energia limpa no país, impulsionada principalmente pela expansão de data centers, inteligência artificial e grandes consumidores corporativos comprometidos com metas ambientais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo