Empresa brasileira lança aparelho para rastrear bagagem perdida

0
2052

Companhia está em negociação com empresas aéreas para comercialização do produto

Empresa brasileira lança aparelho para rastrear bagagem perdidaA empresa brasileira Recominte anunciou essa semana que vai lançar no mercado um rastreador de bagagem. O aparelho, chamado Tracer Tag, um rastreador portátil de alta tecnologia, é capaz de rastrear bagagens tanto no chão quanto em trânsito (aéreo ou terrestre). O equipamento, um pouco maior que um celular, estará em breve disponível para o público ao preço de $44 por mês. O minímo contrato é de 24 meses. A empresa anunciou que está em negociação com as empresas aéreas para a implantação do equipamento.

O Tracer Tag vai ajudar as companhias aéreas e seus passageiros a diminuirem os prejuízos com o extravio de bagagem. No último ano, de acordo com um relatório da SITA, o número de bagagens extraviadas por mil passageiros foi de 6.96 – e aproximadamente 21 milhões de malas foram extraviadas ao redor do globo em 2013. No período pesquisado, malas perdidas e extraviadas custaram mais do que 2 bilhões para as empresas aéreas. Apesar de diversos avanços, passageiros em conexão são os mais prováveis de chegarem aos seus destinos sem suas bagagens. Quase metade de todas as bagagens extraviadas aconteceram durante voos de conexão.

Até hoje, porém, o uso de aparelhos rastreadores para combater este problema tem sido tímido por causa de regulamentações e legislações rígidas para aparelhos eletrônicos e sinais de comunicação dentro de aviões. A solução apresentada pela companhia brasileira, o Tracer Tag, é desligado automaticamente quando em voo e liga quando no solo.

O aparelho é ultra compacto e resistente a variações de temperatura. Usando combinação de GPS com conectividade celular, o Tracer Tag suporta uma solução capaz de rastrear com máxima sensitividade até mesmo em ambientes difíceis como lugares cobertos, garagens e centros urbanos – tornando ideal para usar dentro de malas transportadas por carros, trens, ônibus ou aviões.

O Tracer Tag é pequeno, portátil e tem uma bateria que pode durar até 100 horas sob boas condições de recepção do GPS. A solução também é extremamente robusta e passou por nove testes de resistência, provando que pode aguentar vibrações, choques, grande alcance de temperatura, alta umidade e baixa pressão atmosférica. O Tracer Tag também é capaz de gravar informações sobre quedas súbitas e mudanças de temperatura ambiente, fatores importantes para determinar quando bagagens ou carregamentos sofreram algum tipo dano, essencial para itens como aparelhos eletrônicos ou medicamentos.

A empresa brasileira atua há 24 anos no suporte para todos os segmentos do mercado aeroespacial brasileiro.