Histórico

Empresária paulista troca moda por exposições temáticas e açaí

Mudar o ramo de atividades pode ser saudável e compensador para quem vive no exterior. A brasileira Sylvana MacDonald trocou de negócio ao chegar aos Estados Unidos e acertou nas escolhas

Por: Heliana DeWeese

A empresária paulista Sylvana Vidal MacDonald tem uma história interessante para contar em seus dez anos de EUA. Ao trocar o ramo de atividades, acertou nas escolhas e está conhecendo o sucesso fazendo o que gosta. De quebra, ajuda a promover a imagem do Brasil. De seu escritório em Pompano Beach dirige duas empresas de diferentes campos de atuação. A primeira delas, a Zibitz Studioz, da qual é presidente, é uma empresa especializada em exibições de museus, construção de parques temáticos e em projetos de reconstrução de ambientes e cenários históricos. Ao lado do marido, o arquiteto Dennis MacDonald, ela já desenvolveu centenas de trabalhos complexos e sofisticados pelos EUA afora. A segunda empresa, adquirida no final do ano passado em parceria com o empresário Pedro Forte, atua no segmento de nutrição e alimentação natural. Trata-se da Açaí Xtreme Sports Nutrition, distribuidora do produtos congelados à base de açaí e prontos para o consumo, que já são distribuídos nos supermercados do sul da Flórida, inclusive no Whole Foods Market.

Sylvana MacDonald e Pedro Forte (ao centro) em um evento no qual eles puderam apresentar o produto aos participantes
Sylvana MacDonald e Pedro Forte (ao centro) em um evento no qual eles puderam apresentar o produto aos participantes

Sylvana trouxe do Brasil uma experiência de 20 anos no mercado de moda e confecções, que sem dúvida é muito valiosa nas posições que agora ocupa. Aqui decidiu mudar o foco empresarial, incentivada pelo segmento de atuação do marido, que ela define como um “negócio apaixonante”, e tratou logo de aprender o que ele fazia. Para isso botou literalmente a mão na massa e foi treinada pela equipe de profissionais tailandesas, que na época trabalhavam para a Zibitz. Para entender exatamente o que ela e o marido fazem, é preciso juntar entre outras coisas, pesquisa, história, cenografia, fatos e muito talento para criar, o que certamente não falta ao diretor e vice-presidente Dennis MacDonald.

O casal dá vida às ideias e conceitos ao criar ambientes que reproduzem a história, seja do passado, do presente ou do futuro e é isso que segundo Sylvana faz do seu trabalho uma arte apaixonante. A Zibitz Studioz cria, desenvolve e executa projetos de construção, reconstrução e réplicas de museus, peças históricas, ambientes cenográficos e parques temáticos entre outros projetos. Como um designer de ambientes de sofisticada criação e riqueza de detalhes, o trabalho arquitetônico e artístico de Dennis fideliza o cenário, a época e os personagens que contam uma história, preservando a sua originalidade.

Encantada com os projetos que desenvolve, a empresária aponta que a assinatura da Zibitz está em trabalhos feitos para museus, parques e outras instituições nos EUA e na Europa. Citando apenas alguns: quem passou por Busch Gardens e pelo Universal Studios na Flórida; visitou o Museu Naval da Guerra Civil em Newport, Virginia ou o Spy Museum em Washington, teve a oportunidade de conhecer alguns dos projetos executados pela equipe que a empresária brasileira comanda. Preferidos dos brasileiros, os parques de Orlando estão repletos de criações da empresa e o turista que já se aventurou em alguns de seus impressionantes brinquedos, pode experimentar algumas delas.

O Brasil está na mira de Sylvana, que recebeu proposta do Parque Beto Carreiro, para desenvolver um projeto que no momento está em fase de formatação. Segundo ela, até o próximo ano a criação deve sair do papel para a realidade e os brasileiros também terão a oportunidade de conhecer a assinatura da Zibitz.

Novas frentes

Com a Açaí Xtreme a arrojada empresária não deixa por menos. Tem bem definidas as metas para a empresa. Seu gol é alcançar uma distribuição em nível nacional, abrindo novas frentes de mercados tanto nos EUA como na América do Sul. Além dos pontos de venda na Flórida, a expansão aqui começou pela Geórgia, continuou em New Orleans em Lousiana e Maryland, onde a distribuição dos produtos já está acontecendo. Em seguida, virá o Havaí onde a marca estará também chegando em breve. Paralelamente, a empresária está também de olho no substancial mercado hispânico e o primeiro país da lista na América do Sul é a Colômbia, onde a empresa está mapeando os mercados para a distribuição do fruto brasileiro.

Educação do mercado

A Açaí Xtreme vem ganhando espaço e a empresária está também empenhada em educar o mercado americano sobre o valor nutricional e as origens do açaí. Para isso tem feito palestras em escolas públicas e privadas, expondo sobre o cultivo, história e a região do Brasil de onde vem o fruto. Mas, o marketing da empresária não fica só por aí. A Açaí Xtreme tem sido presença constante em importantes eventos esportivos nos EUA. Ao patrocinar torneios e campeonatos em diversas modalidades, Sylvana está ao mesmo tempo interessada em promover também a imagem brasileira. Com um calendário de patrocínios bem movimentado a agenda da Açaí Xtreme assinala como próximos eventos, o Campeonato de Jiu-Jitsu New Brew, que integra o 2012 Europa Get Fit & Sports Expo e acontece no Conventional Center em Orlando neste sábado, 27 e no dia 12 de maio patrocina a Renaissance Charter School, que participa do10th Annual International Food Festival em Doral.

Para saber mais sobre as empresas, acesse www.zibtizstudioz.com e www.acaixtreme.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo