Histórico

Enchentes afetam também outros países

Mais de 90 pessoas já morreram na Ásia e Oceania e número pode aumentar pois há muitos desaparecidos

As chuvas que atormentaram a vida dos moradores do Rio e de São Paulo também causaram estragos em outros três países. Mais de 90 pessoas já morreram na Austrália, Filipinas e Sri Lanka, que enfrentam as piores tempestades das últimas décadas.

A situação é mais grave é do estado de Queensland, na Austrália, que há dias enfrenta inundações que chegaram a provocar uma tsunami interna. O número de mortos no país pode aumentar ainda mais, pois há dezenas de pessoas desaparecidas. E pior: em Brisbane, a terceira cidade da Austrália, a população enfrenta a ameaça de mais enchentes devido à possível formação de um ciclone no Pacífico. A primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, comparou a situação a uma “zona de guerra”.

Na Ásia, as fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra na região central das Filipinas, matando pelo menos 42 pessoas. De acordo com autoridades locais, as chuvas que castigam o país desde dezembro já fizeram com que 400 mil pessoas fossem obrigadas a deixar suas residências. Vastas plantações de arroz e milho foram destruídas.

No Sri Lanka, um milhão de pessoas já foram afetadas pelas enchentes provocadas pelas chuvas de monções. Um terço do país está debaixo d’água. O número de mortos subiu para 23, segundo dados oficiais. Cerca de 200 mil pessoas estão vivendo em acampamentos. O período de tempestades na região vai até fevereiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo