Histórico

Entram em vigor mudanças para obtenção de visto de não-imigrante nos EUA

Da Agência Estado

A partir de hoje (2), entram em vigor duas mudanças no processo de obtenção e renovação de vistos de não-imigrantes brasileiros para os Estados Unidos. Com isso, a Embaixada americana pretende facilitar e tornar mais cômodos os dois processos.
A primeira mudança deve afetar os que vão tirar o visto pela primeira vez. Os interessados poderão agendar a entrevista em qualquer um dos consulados americanos no Brasil. Dessa forma, um paulistano vai conseguir fugir da fila de espera no consulado de São Paulo e agendar sua entrevista em Brasília, onde, segundo informações do consulado, a fila é menor.
A segunda mudança deve beneficiar os que desejarem renovar o seu visto ainda válido ou expirado há menos de um ano. Para a renovação, não será mais necessária a entrevista formal com o cônsul, apenas a coleta da digital e dos documentos e formulários Com isso, haverá mais tempo livre para as entrevistas com quem quer tirar o visto pela primeira vez. “Aqui em Brasília, eu diria que uns 15 ou 20% dos casos que temos agendados por dia são de pessoas renovando o visto”, afirma o cônsul americano, Robin Busse.
Apesar das mudanças, a diminuição no tempo de espera talvez não seja tão significativa. De acordo com Busse, nos últimos dois anos a demanda cresceu cerca de 80%. “Temos um período de espera bastante grande para obter visto e já fizemos mudanças no processamento de vistos, mas chegamos a um certo nível em que não podemos fazer muito mais no que se refere a aumentar o número de pessoas”, ressalta o cônsul.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo