Antonio Tozzi Esportes

Equipes brasileiras não largam bem na Copa Libertadores da América

Pedro, cobrando penalidade máxima, fez o único gol do time carioca na Colômbia (Foto: Marcelo Cortes/CRF)
Pedro, cobrando penalidade máxima, fez o único gol do time carioca na Colômbia (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Cinco clubes brasileiros estrearam na principal competição do continente de maneira discreta. Até mesmo os favoritos Flamengo, Palmeiras e Fluminense tiveram de se contentar com empates fora de casa, enquanto Grêmio e Botafogo foram derrotados. Os outros dois clubes jogaram na quinta-feira (4), mas não podemos dar os resultados em razão do fechamento da edição do jornal: Talleres x São Paulo, em Cordoba (ARG) pelo Grupo B e Caracas x Atlético-MG, na Venezuela, pelo Grupo G. 

A seguir, registramos como foram os desempenhos dos clubes brasileiros nessa primeira rodada.

Na estreia da Libertadores 2024, o Flamengo enfrentou uma altitude de 2.625 metros e empatou com o Millonarios, por 1 a 1, na noite da terça-feira (2), no estádio El Campín, em Bogotá-COL. Pedro, de pênalti, foi o autor do gol rubro-negro na segunda etapa, enquanto Daniel Ruiz empatou para o time colombiano. Agora, o Mais Querido foca no jogo de volta da decisão do Carioca diante do Nova Iguaçu, no próximo domingo.

A partida foi equilibrada no primeiro tempo e na volta para o segundo tempo, o técnico Tite promoveu a entrada de Allan no lugar de Igor Jesus. O jogo era aberto, com os dois times buscando o ataque. Aos 15 minutos, Arrascaeta foi empurrado dentro da área, o árbitro marcou o pênalti e ainda expulsou Vásquez. Pedro bateu no meio do gol e abriu o placar no El Campín: 1 a 0.

Com um homem a mais, o Rubro-Negro valorizava a posse de bola no campo ofensivo. Aos 34 minutos, Erick acabou errando na saída de bola e Daniel Ruiz, que tinha acabado de entrar, deixou tudo igual para os colombianos: 1 a 1. 

O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (7) para enfrentar o Nova Iguaçu, às 17h, no Maracanã, pelo jogo de volta da final do Campeonato Carioca.

Verdão alternativo arranca empate em Buenos Aires

O lateral Piquerez comemora seu gol de falta ao lado de Anibal Moreno (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
O lateral Piquerez comemora seu gol de falta ao lado de Anibal Moreno (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Jogando em Buenos Aires (ARG), o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o San Lorenzo-ARG, na quarta-feira (03), e chegou a seis jogos de invencibilidade como visitante pela Libertadores, com quatro vitórias e dois empates desde maio de 2023. Como mandante, está invicto há 16 jogos, com dez vitórias e seis empates desde maio de 2021. Independentemente do mando, são apenas quatro derrotas nas últimas 51 partidas pela competição, com 34 vitórias e 13 empates.

O Palmeiras participa da Conmebol Libertadores pelo nono ano seguido, um recorde brasileiro. Neste período, desde 2016, disputou 49 jogos válidos pela fase de grupos, somando 37 vitórias, seis empates e seis derrotas, com 131 gols marcados e 40 sofridos. Na era Abel Ferreira, são 19 jogos de fase de grupos desde 2021, com 16 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, ambas atuando com um time alternativo.

O Verdão registrou a melhor campanha da fase de grupos em cinco das últimas seis edições (exceto 2021, quando foi o segundo), sendo o único da história a fazê-lo três vezes seguidas (2018 a 2020). Em 2022, bateu o recorde continental nesta etapa da competição com seis vitórias em seis jogos e 22 gols de saldo.

Imortal perde na Bolívia com equipe formada por reservas

Nathan Fernandes em finalização para o Grêmio contra o The Strongest (Foto: João Victor Teixeira/GBPA)
Nathan Fernandes em finalização para o Grêmio contra o The Strongest (Foto: João Victor Teixeira/GBPA)

O Grêmio largou com derrota na Conmebol Libertadores. Na terça-feira (2), com reservas, o Tricolor levou 2 a 0 do The Strongest, na altitude de La Paz, pela abertura do Grupo C. Ursino e Triverio, um em cada tempo, marcaram os gols do time boliviano no estádio Hernando Siles.

Após o jogo de abertura do Grupo C, o Strongest aparece sozinho com três pontos, na liderança, enquanto o Grêmio é lanterna, com zero. Huachipato e Estudiantes dividem o segundo lugar, depopis do empate em 1 a 1 no Chile, no complemento da primeira rodada.

Tricolor inicia a defesa de seu título em Lima

Mesmo sem jogar bem, Fluminense voltou do Peru com um ponto importante na bagagem (Foto: Lucas Merçon/FFC)
Mesmo sem jogar bem, Fluminense voltou do Peru com um ponto importante na bagagem (Foto: Lucas Merçon/FFC)

O Fluminense sofreu para sair de campo com um ponto em sua estreia na Libertadores de 2024, jogando fora de casa. Atual campeão da competição, o time saiu em desvantagem contra o Alianza Lima ainda no primeiro tempo, com um gol de Serna, e poderia até ter levado mais gols. No entanto, mesmo sem criar grandes chances, achou um gol com Marquinhos, que completou de cabeça a cobrança de escanteio de Douglas Costa, fechando o placar em 1 a 1.

Na terça-feira (9), o Fluminense volta a jogar pela Libertadores. Desta vez, no Maracanã, vai receber o Colo-Colo, que lidera o Gupo A depois da vitória sobre o Cerro Porteño no Chile.

Botafogo decepciona ao perder em casa para o time colombiano

Na provável despedida de Fábio Matias do cargo de técnico, o Botafogo estreou com derrota na fase de grupos da Conmebol Libertadores: 3 a 1 para o Junior Barranquilla.

Artur Jorge, o novo treinador do Alvinegro carioca, viu o jogo das arquibancadas do Estádio Nilton Santos deve ter se arrependido de ter deixado o comando do Braga, que vez fazendo boa campanha no Campeonato Português, porque o Glorioso fez uma partida muito ruim e perdeu em casa para time colombiano. 

Bacca (duas vezes, uma de pênalti) e Fuentes aproveitaram um primeiro tempo muito ruim da defesa do Botafogo para balançar as redes no Rio de Janeiro. No fim da etapa inicial, Hugo descontou para os alvinegros.

Agora, o novo treinador terá tempo para preparar sua equipe para o próximo jogo, no dia 11 de abril, quando enfrentará a LDU em Quito. Aliás, o time equatoriano também foi derrotado, ao ser batido pelo Universitario do Peru, em Lima.


Na Copa Sul-Americana, os clubes brasileiros prevalecem contra seus adversários

Ao contrário da Libertadores, a participação dos times brasileiros foi boa na primeira rodada da Copa Sul-Americana, com três vitórias e três empates. Apenas o Cruzeiro entrou em campo na quinta-feira (4) contra o Unión La Calera no Equador pelo Grupo B.

Internacional continua em uma fase irregular, mesmo recheado de craques

O volante Fernando disputa uma bola no meio de campo contra um jogador do time argentino (Foto: Belgrano)
O volante Fernando disputa uma bola no meio de campo contra um jogador do time argentino (Foto: Belgrano)

Depois de ter recebido uma boa verba concedida pela Liga Futebol Forte, a diretoria do Sport Club Internacional decidiu investir pesado na formação de uma equipe capaz de conquistar o Brasileirão – título que persegue há 45 anos, pois sua última conquista foi em 1979, quando Falcão ainda jogava. Dessa forma, o time que já era bom (chegou à semifinal da Libertadores no ano passado) foi reforçado com as chegadas dos atacantes Luca Alario e Rafael Borré, além do zagueiro Robert Renan. Claro que a diretoria e os torcedores do Colorado esperam retorno positivo. Depois do fracasso na semifinal do Gauchão, quando foi eliminado pelo Juventude nas penalidades máximas, o foco agora está na Copa Sul-Americana.

E a largada foi dada na noite desta terça-feira (2), quando Belgrano e Inter ficaram no 0 a 0 na no estádio Mário Kempes. O Colorado até teve chances com Rafael Borré, mas o colombiano falhou. Uma delas, ainda no primeiro tempo, quando foi enganado pelo quique da bola e acabou travado. Já no fim da partida, o camisa 19 cabeceou dentro da área em cima de Chicco. Os argentinos incomodaram com Passerini na etapa final, mas mandaram para fora. A resposta desejada pelos torcedores após o fracasso do Gauchão não veio e o time abre a Sul-Americana ainda em débito.

Fortaleza bate adversário no Paraguai

Thiago Galhardo foi o autor do primeiro gol da equipe cearense na capital paraguaia (Foto: Mateus Lotif/FEC)
Thiago Galhardo foi o autor do primeiro gol da equipe cearense na capital paraguaia (Foto: Mateus Lotif/FEC)

Fortaleza voltou a vencer na temporada. O Leão levou a melhor em cima do Sportivo Trinidense por 2 a 0 no Defensores del Chaco, na estreia na Sul-Americana na noite da quarta-feira (3). Os gols da vitória tricolor foram de Thiago Galhardo, aos 4 minutos do 1º tempo e Pikachu, aos 46 do 2º tempo. O time retorna para casa na quinta-feira (4) e inicia preparação para o Clássico-Rei do fim de semana.

Com o resultado, o Leão lidera o Grupo D com 3 pontos, enquanto Nacional Potosí e Boca Juniores, empataram em 0 a 0 na Bolívia. Sportivo Trinidense é o lanterna, já que não somou pontos.

Furacão goleou o caçula em Assunção

O meia Zapelli mostrou bom futebol na goleada do Athletico e marcou um dos gols (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
O meia Zapelli mostrou bom futebol na goleada do Athletico e marcou um dos gols (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico goleou o Sportivo Ameliano na noite da terça-feira (2), no estádio Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, em duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória foram marcados por Mastriani, duas vezes, Zapelli e Fernandinho. Vera descontou para o time da casa.

O Furacão decide no próximo sábado (6), em Curitiba, o título do Campeonato Paranaense contra o Maringá. A final está marcada para começar às 4pm (horário de Miami), na Ligga Arena.

Pela Sul-Americana, os dois times voltam a campo na terça-feira (9) próxima semana. O Athletico recebe o Rayo Zuliano e o Ameliano visita o Danubio, no Uruguai.

Timão causa decepção aos seus torcedores com empate no Uruguai

O lateral Fagner foi um dos atletas corintianos que tiveram fraco desempenho em Montevidéu (Foto: Staff Images/Conmebol)
O lateral Fagner foi um dos atletas corintianos que tiveram fraco desempenho em Montevidéu (Foto: Staff Images/Conmebol)

Depois de quase 20 dias só de treinos e um amistoso contra o Londrina, o Corinthians voltou às competições na terça-feira (2), mostrou quase nenhuma evolução e estreou na Copa Sul-Americana com um insosso empate por 1 a 1 com o Racing, do Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu. 

Yuri Alberto abriu o placar no segundo tempo, em um jogo fraco tecnicamente, com o Timão sem conseguir se impor diante de um adversário claramente inferior – foram muitos erros em passes, finalizações e também na marcação. Tanto que o Racing reagiu, teve um gol de Varela anulado por impedimento, após ação do VAR, e mesmo assim teve força para marcar outro, com Alaniz, numa troca de passes pelo alto que envolveu a defesa corintiana. 

Um 1 x 1 merecido para os uruguaios, que, na reta final, foram bem mais perigosos do que um sonolento Corinthians. 

Racing e Corinthians ficam com um ponto cada no Grupo F, enquanto o Argentinos Juniors salta na liderança, com três – já que venceu o Nacional, do Paraguai, por 3 x 2 também na terça-feira.

Dourado não consegue vencer time argentino na Arena Pantanl

Cuiabá e Lanús ficaram no empate em 1 a 1 em jogo válido pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, pelo Grupo G. A partida foi disputada na Arena Pantanal, casa do Dourado.

Depois de um primeiro tempo com poucas chances claras de gol, a equipe mato-grossense abriu o placar aos 11 minutos da etapa final. Deyverson achou belo passe para Fernando Sobral bater firme e superar o goleiro Lucas Acosta.

Aos 32, o técnico Ricardo Zielinski colocou Lotti em campo. Instantes depois, o camisa 21 tocou na bola pela primeira vez, aproveitou o passe de Leandro Díaz e finalizou forte para deixar tudo igual.

Após o empate, o Cuiabá teve grande chance em cobrança de falta quase em cima da linha da grande área. O árbitro havia marcado pênalti, mas voltou atrás após revisão do VAR. Filipe Augusto cobrou, mas desperdiçou a oportunidade.

Massa Bruta estreia com vitória em Bragança Paulista

Depois de um primeiro turno muito bom no Brasileirão do ano passado, o rendimento do Red Bull Bragantino caiu muito no segundo turno. Este ano, o time dirigido por Pedro Caixinha também não fez um bom Campeonato Paulista. Por isto, a ordem é investir forte na conquista da Copa Sul-Americana, torneio em que foi vice-campeão há três anos, quando perdeu a final para o Athletico-PR.

E o Red Bull Bragantino estreou na Copa Sul-Americana com vitória sobre o Coquimbo Unido-CHI, por 1 a 0, na noite da quarta-feira (3), no estádio Nabi Abi Chedid. Embora não tenha tido uma grande atuação, o Massa Bruta garantiu o triunfo com gol de Vitinho, nos acréscimos do primeiro tempo. O time também teve um gol anulado de Eduardo Sasha após checagem do VAR.


Final de semana de campeões estaduais

Os tão criticados torneios estaduais chegam ao fim neste final de semana. Alguns clubes que participam da Copa Libertadores da América, optaram por poupar seus principais jogadores de olho nas partidas finais dos campeonatos estaduais.

Cariocão está praticamente decidido

O atacante Carlinhos, do Nova Iguaçu, é o mais novo contratado do Mengão (Foto: acessocarioca.com.br)
O atacante Carlinhos, do Nova Iguaçu, é o mais novo contratado do Mengão (Foto: acessocarioca.com.br)

Depois de ter aplicado 3 a 0 no jogo de ida no Maracanã sobre o Nova Iguaçu, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o Flamengo deve apenas cumprir tabela para conquistar mais um título estadual.

O Maracanã deverá estar lotado de torcedores flamenguistas com a faixa de campeão no peito, porque o time pequeno da baixada fluminense precisa derrotar o poderoso Rubro-Negro por quatro gols de diferença – algo que, convenhamos, nem o mais fanático torcedor do Nova Iguaçu acredita.

A festa está marcada para o domingo (7), às 4pm (horário de Miami), e reunirá Pedro (artilheiro do torneio) e Carlinhos (vice-artilheiro), que, aliás, já está contratado pelo Flamengo.

Santos está em vantagem na decisão do Paulistão

Flaco Lopez, artilheiro do Paulistão com 10 gols, quer marcar na final do torneio para garantir o tricampeonato (Foto: Fabio Menotti/SEP)
Flaco Lopez, artilheiro do Paulistão com 10 gols, quer marcar na final do torneio para garantir o tricampeonato (Foto: Fabio Menotti/SEP)

No jogo de ida, disputado domingo passado na Vila Belmiro, o Santos quebrou a invencibilidade do Palmeiras no Campeonato Paulista e venceu o adversário por 1 a 0, com um gol de Otero.

Agora, neste domingo, os dois times voltam a se enfrentar na partida final do torneio. A equipe dirigida pelo técnico Fabio Carille será campeã, se vencer ou empatar no Allianz Parque. Caso o Verdão vença por um gol de diferença, a decisão do título será definida após a cobrança de pênaltis. Entretanto, uma vitória por dois ou mais gols de diferença garante o tricampeonato ao time comandado por Abel Ferreira.

Aliás, o treinador português quer repetir a dose dos dois anos anteriores. Em 2022, o Palmeiras foi derrotado por 3 a 1 pelo São Paulo, no Morumbi, no jogo de ida das finais. Na partida de volta, o Alviverde paulista aplicou uma goleada de 4 a 0 e conquistou o título. No ano passado, o Água Santa venceu por 2 a 1 e na volta também foi goleado por 4 a 0.

Para neutralizar a vantagem do Santos, que teve uma semana de descanso, a comissão técnica palmeirense escalou uma equipe reserva em Buenos Aires, no jogo de abertura da Libertadores 2024, contra o San Lorenzo de Almagro.

Mineirão será palco da final do Campeonato Mineiro

O meia Mateus Vital é uma das armas de Nicolás Larcamón para vencer o Campeonato Mineiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O meia Mateus Vital é uma das armas de Nicolás Larcamón para vencer o Campeonato Mineiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

No duelo dos treinadores argentinos – Gabriel Milito, do Galo, e Nicolás Larcamón, da Raposa -, a vantagem do empate é do time do Cruzeiro, por ter feito melhor campanha no torneio. E as duas equipes têm compromissos internacionais na quinta-feira (4) pelos torneios sul-americanos.

O Atlético-MG perdeu uma grande oportunidade de reverter a vantagem do rival, na Arena MRV. No jogo de ida, realizado no final de semana passado, o zagueiro Bruno Fuchs e o atacante Hulk colocaram o Galo na frente. Contudo, um gol contra de Jemerson e outro do centro-avante Dinenno deixaram tudo igual. Os torcedores do Cruzeiro devem lotar o estádio Magalhães Pinto (MIneirão) para gritar “É campeão!” pela 39ª vez.

Imortal tenta o heptacampeonato gaúcho

Depois de um jogo truncado disputado sábado passado, no Alfredo Jaconi, Juventude e Grêmio ficaram no 0 a 0 no jogo de ida da final do Gauchão.

Desse modo, ninguém tem vantagem para o jogo da volta da decisão do Campeonato Gaúcho. Com o empate na ida, quem vencer na Arena, no próximo sábado (6), leva o título. Nova igualdade leva a definição para os pênaltis. Não há gol fora de casa como critério de desempate.

Outras decisões

Além dessas finais, outros estaduais conhecerão seus campeões nesse final de semana. Aqui estão os duelos mais importantes:

Local|TorneioDiaJogoVantagem
Arena Fonte Nova (Bahia)6 de abrilBahia x VitóriaVitória joga pelo empate
Castelão (Ceará)6 de abrilCeará X FortalezaNinguém tem vantagem
Antonio Accioly (Goiás)7 de abrilAtlético x VilaAtlético tem vantagem
Ligga Arena (Paraná)6 de abrilAthletico x MaringáAthletico tem vantagem
Arena de Pernambuco (Recife)6 de abrilSport x NáuticoSporte tem vantagem
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo