Mundo

Equipes trabalham dia e noite para salvar grupo preso em caverna na Tailândia

Desde o início das operações, o nível de água já caiu cerca de 40%, mas há previsão de chuva para sexta (6)

Equipes tentam resgatar as 13 pessoas presas em caverna
Equipes tentam resgatar as 13 pessoas presas em caverna

DA REDAÇÃO – O drama de 12 meninos e seu técnico de futebol presos em uma caverna na Tailândia está sendo acompanhado por todo o mundo. As equipes de resgate estão avaliando a queda dos níveis de água na caverna onde eles estão presos desde o dia 23 de junho, o que poderia antecipar o resgate. As informações são do G1.

Cerca de 20 bombas de extração funcionam sem intervalo e drenam aproximadamente 10 mil litros por hora, o que se traduz em uma diminuição de aproximadamente um centímetro do nível da água. Desde o início das operações, o nível de água já caiu cerca de 40%, segundo a estimativa do governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

Alguns trechos terão que ser percorridos pelo grupo debaixo d’água e por este motivo os socorristas estão treinando os jovens para que aprendam a mergulhar. O objetivo das equipes de resgate é reduzir o nível da água de forma suficiente para que as crianças não precisem mergulhar ou que tenham que fazer isso por pouco tempo.

As autoridades estudam com cuidado as projeções meteorológicas com medo de uma nova tempestade, que pode chegar à região na sexta-feira pela manhã.

“Nossa maior preocupação é a meteorologia. Estamos em uma corrida contra o tempo, agora estamos em uma corrida contra a água”, declarou Narongsak Osotthakorn.

Se começar a chover, parte do trabalho realizado pelas equipes de resgate para drenar as passagens seria perdido e a caverna poderia voltar a ser inundada. Porém, ainda com um novo aumento no nível da água, as equipes de resgate poderiam alcançar os adolescentes.

“Não podemos confirmar quando isso [o resgate] acontecerá. Mas vamos nos assegurar que os meninos estejam 100% seguros” durante a missão, disse Narongsak Osotthanakorn, governador da província de Chiang Rai, onde está localizada a caverna.

O governador observou que um mergulhador experiente precisa de 11 horas para ir e voltar do local onde estão as crianças: seis horas na ida e cinco horas na volta, aproveitando a corrente, de acordo com a France Presse. A missão aconteceria de maneira gradual, tirando primeiro os meninos em melhores condições físicas e psicológicas.

Mais de 1.300 pessoas participaram das operações de busca. Após nove dias de intenso trabalho, o grupo – composto por 12 meninos, entre 11 e 16 anos, e um adulto, de 25, foi localizado por dois mergulhadores britânicos na noite de segunda-feira (2), em uma ilha de terra firme a cerca de 4 km da entrada da caverna.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo