Imigração

ERO Philadelphia deporta fugitivo procurado por tentativa de homicídio no Brasil

Ulisses de Oliveira Silva solicitou admissão nos Estados Unidos no porto de entrada de Santa Teresa, em New Mexico, em 2017

Ulisses De Oliveira Silva é deportado para o Brasil. Foto: ICE

O departamento de Execução e Remoção (ERO) da Philadelphia anunciou a deportação definitiva do brasileiro Ulisses de Oliveira Silva. Segundo as autoridades, ele é procurado no Brasil por tentativa de homicídio.

Em 30 de novembro de 2017, Ulisses solicitou admissão nos Estados Unidos no porto de entrada de Santa Teresa, em New Mexico. A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) notificou o brasileiro para comparecer perante a um juiz, acusando inadmissibilidade de acordo com a Seção 212 da Lei de Imigração e Nacionalidade.

A CBP transferiu então Ulisses para a ERO El Paso em 4 de dezembro de 2017. Na mesma data, a ERO El Paso inscreveu-o no programa “Alternatives to Detention” e entregou-lhe uma ordem de fiança, libertou-o. Em 20 de fevereiro de 2018, um juiz de imigração da Philadelphia, ordenou que Ulisses fosse deportado dos Estados Unidos à revelia.

Em 22 de novembro de 2022, o ERO Philadelphia recebeu informações sobre o mandado no Brasil. Foi então que as autoridades iniciaram uma investigação para localizar o brasileiro fugitivo. Em 26 de fevereiro de 2024, o ERO Philadelphia localizou e prendeu Ulisses durante uma ação coerciva. Ele foi notificado de revogação de libertação como infrator de ordem de supervisão e ficou detido no Centro de Processamento de Moshannon Valley, em Philipsburg, Pennsylvania, enquanto aguardava sua remoção dos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos não são um porto seguro para não-cidadãos como Ulisses de Oliveira Silva escaparem da justiça em seu país de origem”, disse a Diretora do Escritório de Campo do ERO na Philadelphia, Cammilla Wamsley. “O ERO continua a salvaguardar o povo americano, removendo não-cidadãos que representam uma ameaça à segurança pública”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo