Mundo

Erupção vulcânica na Guatemala deixa 99 mortos até agora

Volcan del Fuego entra em atividade pela segunda vez este ano

Volcan del Fuego entra em erupção na Guatemala
Volcan del Fuego entra em erupção na Guatemala

Uma erupção vulcânica no Centro-Sul da Guatemala devastou comunidades rurais, matando pelo menos 99 pessoas e deixando mais de 300 feridos. Cerca de 200 pessoas estão desaparecidas.

Oficiais locais disseram que mais de 3.200 pessoas foram evacuadas no domingo (3) após o Volcan del Fuego lançar cinzas e rochas a 4.500 metros acima do nível do mar.

Logo, um rio de lava começou a correr destruindo estradas e casas por volta das 4:00pm (horário local), após uma inesperada explosão.

Diretor do Instituto Sismológico e Vulcanológico da Guatemala Eddy Sanchez disse que a temperatura da lava foi de 700ºC (1.300ºF).

“Nem todo mundo conseguiu se salvar. Eu acho que eles acabaram sendo soterrados”, contou Consuelo Hernandez, moradora da vila de El Rodeo, uma das regiões mais afetadas, ao jornal Diario de Centroamerica.“Quando vimos a lava descendo, corremos para uma colina para se salvar”, completou Consuelo.

Algumas casas ainda estavam sob fogo no final do dia, e o cheiro de carbono queimado pairava no ar.

Centenas de equipes de resgate, incluindo bombeiros, policiais e soldados, trabalharam para ajudar qualquer sobrevivente em meio à lava fumegante.

Os bombeiros disseram não terem conseguido salvar algumas pessoas a tempo pois o fluxo de lava interditou as estradas, impossibilitando o acesso. Para completar, uma chuva de cinzas caía sobre a região até a madrugada de segunda-feira (4).

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, declarou três dias de luto nacional.

Israel e e Porto Rico prestaram solidariedade por meio do envio de alimentos, cobertores e remédios para as vítimas do desastre. Espera-se que mais assistência internacional chegue nas próximas horas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo