Brasil

Escola de samba Beija-Flor é a campeã do Carnaval 2018 no Rio

Com críticas à corrupção e à violência, escola levou seu 14º título; Paraíso de Tuiuti foi a vice-campeã

Beija Flor é a grande campeã do Carnaval 2018
Beija Flor é a grande campeã do Carnaval 2018

DA REDAÇÃO (com G1) – A Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do carnaval 2018 do Rio de Janeiro. A escola fez um paralelo entre o romance “Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário de “Brasil Monstruoso”. A Beija-Flor tem agora 14 títulos no Grupo Especial do Rio, atrás apenas de Portela e Mangueira no total de vitórias.

Comandado por Neguinho da Beija-Flor, o samba-enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)” foi cantado em coro pelo público da Sapucaí, que ao final do desfile ocupou a avenida, seguindo a escola.

“A Sapucaí foi ovacionada pela alegria e emoção. A Beija-Flor fez as pessoas cantarem o samba pelo pedido de socorro. As imagens foram muito fortes, aquele teatro todo retratando o que o nosso país está passando. Foi um grito de socorro dentro de um samba-enredo“, disse Raíssa, madrinha de bateria da escola, ao G1.

O desfile foi todo de metáforas de terror sobre o Brasil. A escola levou para a avenida a “ala dos roedores dos cofres públicos” e a dos “lobos em pele de cordeiro”, em referência aos políticos. A corrupção na Petrobras foi lembrada em fantasias com barris de petróleo na cabeça e em um carro que retratava o edifício sede da empresa, atrás de um grande rato.

Um ano após um carnaval de acidentes e tristes lembranças, a Paraíso do Tuiuti deu a volta por cima e conquistou o vice-campeonato em 2018. A tragédia que causou uma morte e deixou 19 feridos, atropelados por um carro alegórico desgovernado, ainda está fresca na memória e tornou ainda mais emocionante o resultado anunciado nesta Quarta-feira de Cinzas (14). Uma espécie de renascimento da escola de São Cristóvão, que nunca havia subido ao pódio do Grupo Especial. O desfile foi um dos mais comentados por trazer o presidente ‘vampiro’ e os ‘patos paneleiros’.

Voltarão com a Beija-Flor ao sambódromo para o desfile das campeãs, no próximo sábado (17), as escolas Paraíso de Tuiuti, Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo