Comunidade

Escolas de Broward garantem que alunos imigrantes estão seguros

No condado, 33 mil alunos são de origem estrangeira; escolas estão trabalhando temas como cultura internacional, diversidade e imigração nas aulas

DA REDAÇÃO, COM SUNSENTINEL – Os alunos estrangeiros e sem documentos para viverem legalmente nos Estados Unidos estão seguros dentro das escolas do Condado de Broward. A informação é do Broward County Public Schools que desde março aprovou uma resolução para proteger as crianças contra a deportação.

Cerca de 33 mil alunos estrangeiros estão matriculados nas escolas do condado de Broward, mil a mais que no ano anterior. Os estudantes vêm de mais de 200 países diferentes, segundo a entidade.

A partir do início deste ano letivo que teve início no último dia 21, os professores vão começar a ensinar mais sobre temas como: cultura internacional, diversidade e imigração. Professores e orientadores estão sendo instruídos a lidar com problemas relacionados ao status imigratório das crianças. Atividades extraclasse com os temas diversidade e imigração serão trabalhados com os estudantes.

As escolas vão ainda enviar bilhetes e informações em outras línguas para ajudar famílias que não falam inglês sobre seus direitos.

‘Escola santuário’

A política imigratória de Donald Trump tem assustado os pais de crianças sem documentos e alguns têm medo de mandar as crianças para a escola. Igrejas, hospitais e escolas são considerados ‘santuário’, ou seja, agentes da imigração não iriam até esses locais para buscar indocumentados. Mas há relatos de alunos indocumentados que foram procurados em escolas.

Organizações pró-imigrantes criaram o site “We ara Broward” para dar apoio aos pais imigrantes.

Estudantes que foram trazidos pelos pais antes de completar 16 anos ainda estão protegidos pelo Deferred Action for Childhood Arrivals – DACA -, mas o programa está na mira do presidente. Trump vem sendo pressionado por procuradores de dez estados para cancelar o programa.

“Independentemente da decisão de Donald Trump, nós estamos comprometidos com nossos estudantes e com a educação deles. Vamos trabalhar com as crianças e suas famílias para garantir a segurança dessas pessoas”, disse Dan Gohl, diretor do Broward District of Schools.

Ann Murray, membro do conselho do Broward Schools, disse que o distrito tem o objetivo de se comunicar mais com os pais e garante que as escolas estão seguras.

“Aos poucos estamos ganhando a confiança desses pais e estamos mostrando que acolhemos a todos e vamos dar oportunidade para seus filhos”, disse.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo