Local

Escolas públicas de Miami-Dade e Broward expandem serviços de saúde mental

Com apoio federal, a FIU visa recrutar, preparar e treinar prestadores de serviços de saúde mental escolar altamente qualificados; Broward também dá ênfase à saúde mental nas escolas públicas

Escolas públicas do sul da Flórida investem em programas de saúde mental. Foto: Nea.org

O U.S. Department of Education concedeu à FIU, em fevereiro, uma doação de $ 6 milhões para ajudar a melhorar o acesso a serviços de saúde mental para estudantes das escolas públicas do condado de Miami-Dade. O projeto visa recrutar, preparar e treinar mais de 100 prestadores de serviços de saúde mental escolar altamente qualificados, como psicólogos e assistentes sociais, para ajudar os alunos do condado a lidar com questões como ansiedade, depressão, uso de substâncias e pensamentos suicidas. Atualmente, Miami-Dade conta com um psicólogo escolar para cada 1.598 alunos – a proporção nacional recomendada é de um para cada 500 alunos. A situação é ainda mais alarmante para os assistentes sociais, com um profissional para cada 2.492 alunos — o ideal é de um para cada 250 alunos.

Além da FIU, escolas públicas da região estão investindo em treinamento de funcionários para reconhecer os alunos que podem estar sofrendo de problemas mentais. “Estamos falando cada vez mais sobre saúde mental. A ajuda está por toda parte. Os alunos não precisam sentir que as pessoas vão olhar para eles da maneira estranha por estarem passando por isso”, comenta Sally Alayor, do Office of Mental Health and Student Services de Miami-Dade.

Em Broward, há uma ênfase semelhante na saúde mental nas escolas públicas, que está oferecendo mais recursos destinados aos alunos que se sentem sobrecarregados, ansiosos ou depressivos. A Deerfield Beach High School recentemente transformou uma antiga clínica de saúde abandonada em seu campus em uma Beach House, um lugar onde os alunos podem relaxar e receber aconselhamento profissional. No local, há também um depósito administrado pelos alunos que fornece roupas e objetos de higiene pessoal gratuitos para quem precisa. O local foi aberto em 2019, após a morte de dois alunos por suicídio. “Isso realmente impactou as crianças e elas precisavam de um lugar para apoio”, disse o diretor John Marlowe. “O local tornou-se uma espécie de santuário. Sinto que fez uma grande diferença e agora todos se sentem parte da solução”.

Para esse fim, as escolas do condado tiveram o horário da linha de assistência de saúde mental ampliados para sete dias por semana, das 8am às 8pm. Pais ou alunos podem ligar para 305-995-7100 e receber assistência imediata de psicólogos e assistentes sociais. A maioria dos serviços são gratuitos.

As autoridades dizem que a pandemia de Covid-19, associada com um número crescente de tiroteios em massa em escolas de todo o país, exigiu mudanças na resposta às necessidades de saúde mental dos alunos. “Eles estão confusos ​​emocional e mentalmente sobre como responder quando estão sob estresse ou ansiedade”, comenta o superintendente das escolas de Miami-Dade, Dr. Jose Dotres.

*Com informações da FIU News e CBS News.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo