Histórico

Escritora lança livro infanto-juvenil sobre imigração

Objetivo de Julia Alvarez é chamar a atenção dos futuros líderes da sociedade para o tema, de forma simples e didática

Voltado para crianças e adolescentes, o livro Return to Sender (ou Retorno à Origem, nome dado às operações da polícia de imigração americana), aborda de maneira simples e didática o problema enfrentado pelos indocumentados nos Estados Unidos. Nas páginas da obra, a escritora – filha de imigrantes latinos – conta, na voz de uma jovem mexicana, a comovente história de uma famílias em Vermont às voltas com a possibilidade de deportação e os efeitos que isso pode gerar em outra família local.

O tópico, muitas vezes espinhoso para uma criança ou mesmo para os adolescentes, foi escolhido para que os futuros líderes da sociedade pudessem se familiarizar com uma realidade cada vez mais presente na América. Como voluntária de uma escola, onde atuava como intérprete de alunos de origem hispânica recém-chegados, ela presenciou a riqueza da relação entre crianças de diferentes etnias e como isso será importante para um mundo melhor.

No processo da escrita, Julia pesquisou sobre a Operação do ICE ‘Return to the Sender’, em 2006, quando mais de dois mil trabalhadores indocumentados foram mandados de volta para seus países. A narrativa da escritora, porém, não carrega qualquer raiva em relação ao sistema nem quer criar polêmica em torno do tema

No livro, Mari, uma adolescente filha de imigrantes que trabalham numa fazenda, faz amizade com o filho do dono da propriedade. A possibilidade de deportação dos mexicanos coloca em risco não apenas esse relacionamento, como o próprio funcionamento da fazenda, já que o proprietário sofre um acidente e depende de seus trabalhadores indocumentados. “Apesar de jovens, Mari e o amigo percebem como suas famílias precisam uma da outra para sobreviver”, explica a escritora. Ela acrescenta que os dois se unem para buscar uma solução para o problema.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo