Ciência e Tecnologia Mundo

Especialistas alertam para ‘tsunami grisalho’, onda global de idosos com câncer

Nos Estados Unidos, o National Cancer Institute projeta que, até 2040, quase três quartos das pessoas com câncer terão mais de 65 anos

Com o envelhecimento da população mundial, os serviços de saúde serão atingidos por um “tsunami grisalho” de idosos com câncer, nas próximas duas décadas. A informação foi divulgada no encontro da American Society of Clinical Oncology (ASCO), em Chicago, onde especialistas pediram uma ação urgente para aumentar a força de trabalho médica global. Segundo os oncologistas, o mundo “não está preparado” para onda de doentes que está por vir.

Nos Estados Unidos, o National Cancer Institute projeta que, até 2040, quase três quartos das pessoas com câncer terão mais de 65 anos, o que corresponderá a 73% por cento desse grupo de idosos.

Durante o encontro, participantes discutiram os desafios de trabalhar em um sistema de serviços de saúde sobrecarregado. Eles destacaram as necessidades específicas de pacientes mais velhos de câncer e afirmaram que a escassez global de força de trabalho pode afetar a qualidade dos tratamentos no futuro. “Até 2040, estima-se que a carga global cresça para 27,5 milhões de novos casos de câncer e 16,3 milhões de mortes, simplesmente devido ao crescimento e envelhecimento da população”, explica Julie Gralow, diretora médica e vice-presidente da ASCO.

O “tsunami grisalho” é uma metáfora usada pelos oncologistas para descrever o envelhecimento populacional e os impactos econômicos e de saúde associados a esse grupo. “A questão é: como é que o sistema de saúde vai lidar com isto? É uma grande preocupação quando se trata de planejamento. Se tivermos que lidar com 30% a mais de diagnósticos de câncer e esses diagnósticos forem mais complexos, precisaremos de pelo menos 30% mais oncologistas, cirurgiões e patologistas para gerir esse aumento de casos”, argumentou Charles Swanton, clínico-chefe da Cancer Research UK.

*Com informações do The Guardian

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo