Estados Unidos

Especialistas garantem que ‘vespas assassinas’ não representam perigo tão grande a humanos

Inseto originário da Ásia foi encontrado em uma pequena parte do Estado de Washington

Vespas medem cinco centímetros (Foto Karla Salp:Washington State Department of Agriculture)

Especialistas em insetos, os chamados entomólogos, asseguram que as vespas gigantes asiáticas ou “vespas assassinas” têm como alvo abelhas e não atacam humanos se não forem incomodadas. Esses insetos foram encontrados pela primeira vez no país no final de 2019, em Washington.

A população já assustada com a pandemia do coronavírus teme que o inseto seja uma nova ameaça e o assunto dominou a internet na última semana. 

Após a comoção causada, entomologistas ressaltam que elas podem ser perigosas para seres humanos, mas não costumam atacar do nada.

Segundo informações da AP, a maior ameaça do inseto – que chega a medir 5 centímetros – é para as comunidades de abelhas, que não tem mecanismos de defesas contra elas e são seu alvo principal. Segundo Sven-Erik Spichiger, entomologista do Departamento Estadual de Agricultura de Washington, apenas algumas vespas gigantes asiátias podem exterminar uma colmeia saudável inteira em poucas horas.

Mas Chris Looney, outro entomologista do mesmo departamento de Agricultura de Washington, e que atua na busca pelas vespas, disse nesta quinta-feira (7) à Associated Press que as pessoas nos EUA devem evitar o pânico. “O número de pessoas que são picadas e precisam buscar atendimento médico é incrivelmente pequeno”. De acordo com ele, esses insetos não estão atrás das pessoas.

Looney diz ainda que as vespas são sequer “assassinas”. Também segundo a AP, especialistas dizem que apenas duas vespas do tipo, já mortas, foram encontradas em Washington em dezembro de 2019, e apenas um ninho vivo foi encontrado e exterminado em setembro, no Canadá. Este ano, nenhum inseto da espécie foi localizado ainda.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo