Local Manchete

Especialistas preveem aluguéis mais caros no sul da Flórida após furacão Ian

Alta demanda e oferta restrita de imóveis deve causar aumento de aluguel em Miami-Dade e Broward

Foto: Cortesia Pexels / Tima Miroshnichenko

Com a devastação causada pela passagem do furacão Ian no sudoeste da Flórida, especialistas do mercado imobiliário preveem um fluxo maior de residentes sazonais, os chamados “snowbirds” – pessoas que migram de outros estados para fugir do inverno – para a região sul da Flórida na próxima estação. A alta na demanda de imóveis, combinada a oferta restrita de casas e apartamentos, deve causar aluguéis mais altos nos condados de Miami-Dade e Broward, segundo levantamento divulgado pelo Miami Herald. 

“Pessoas que alugam durante o inverno no sudoeste da Flórida provavelmente virão para cá”, disse Ken H. Johnson, professor de administração da Florida Atlantic University. “Podemos esperar uma realocação temporária. Locatários estarão vindo para este lado do estado este ano e isso terá um impacto no nosso mercado de aluguel”, afirmou.

A previsão é que moradores locais encontrem uma concorrência mais acirrada para comprar ou alugar propriedades no sul da Flórida, além de custos mais elevados para adquirir materiais de construção.

Segundo o site nacional de aluguel Zumper, a locação de apartamentos em Miami aumentou 46% desde 2019, fazendo com que muitos inquilinos passassem a destinar a maior parte de suas rendas mensais para custos de moradia. A cidade, que tinha um aluguel médio mensal de $1.970 um ano atrás e $ 1.720 em setembro de 2019, antes da pandemia, em setembro de 2022 registrou a marca de $ 2.510, em média, para o aluguel de uma casa com um dormitório.

A venda de imóveis no sul da Flórida não deve contar com o mesmo aumento de demanda encontrado na busca por aluguéis. Isso porque o sudoeste da Flórida atrai um conjunto diferente de compradores e aposentados do que a região sul. Normalmente, migrantes do meio-oeste optam pela Costa do Golfo e aqueles vindos do nordeste do país preferem o sudeste da Flórida. 

De Tampa a Naples, áreas que figuraram entre as dez regiões nacionais que mais cresceram em mercado imobiliário no período da pandemia, agora veem a procura por imóveis para comprar cair drasticamente. Segundo pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida (FAU), a destruição causada pelo Ian atrasará a construção de milhares de moradias na região, afetando o preço dos aluguéis perto das áreas afetadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo