Histórico

Esperança de vencer

Esperança de vencer“Aquele que perdeu a esperança de vencer, já perdeu a corrida.”
Shakespeare

A mitologia grega conta que Pandora foi a primeira mulher, criada a mando de Zeus para punir os homens pela ousadia de Prometeu em roubar o fogo e entregá-lo aos homens. Ela foi uma criação de vários deuses, cada um participou com uma característica. Hefesto modelou sua forma na argila, Afrodite lhe concedeu a beleza, Apolo o talento musical, Deméter lhe ensinou sobre colheita, Atena concedeu a Pandora a habilidade manual, Hermes lhe ensinou o dom da persuasão, Poseidon lhe presenteou com um colar de pérolas e a habilidade de não se afogar. Foi Zeus quem deu o toque final, e enviou Pandora a Terra, e entregou-a a Epimeteu, irmão de Prometeu, como presente. 

Prometeu havia recomendado ao irmão que não recebesse nada dos deuses, pois sabia que estes poderiam ser traiçoeiros, ainda mais depois de ter dados aos homens o fogo. Mas Pandora era dona de uma beleza incrível e Epimeteu não pode resistir e aceitou o presente. 
Pandora, muito curiosa, abriu a tampa da caixa proibida. De repente, uma fumaça densa e escura saiu da caixa. Da fumaça invadiu o quarto, a casa e expandiu-se pelo mundo. Desta fumaça saíram as mentiras, as doenças, as dores, os horrores e os vícios do mundo. Pandora tentou fechar a caixa e evitar que mais males escapassem, para remediar o desastre, mais foi em vão. Quando a fumaça se desfez e a caixa parecia vazia, Padora olhou dentro dela e viu um lindo passarinho de asas cintilantes. Era a esperança. Pandora então se apressou em fechar a caixa, impedindo que a Esperança escapasse também. Dizem que desta forma, a Esperança se conserva guardada no fundo de nosso coração. Dai surgiu o ditado popular “ A esperança é a última a morre.”

No entanto, o que será que a esperança estaria fazendo lacrada juntamente com todos os males? Possivelmente para nos ensinar que devemos estar preparados para encarar cada desafio da vida com coragem e confiança. Coragem, perseverança, fé inabalável no Criador, fé numa realidade que transcende a finalidade humana são possivelmente as teclas do sucesso. A vida é limitada e cheia de vários tipos de situações, dificuldades, ou oportunidades, depende do nosso ponto de vista. Não devemos desistir ou desanimar diante de dificuldades durante o curso de uma existência. Devemos enfrentar cada situação com a certeza que não estamos sozinhos.

Muitos indivíduos ficam deprimidos e confusos quando encontram dificuldades normais. A depressão leva a frustração. A frustração leva ao desespero. O desespero leva a desilusão e a perda da esperança. Quando perdemos a esperança, perdemos o desejo de viver e reduzimos nossa habilidade de busca soluções aos desafios de vida.

Devemos cultivar a coragem de viver completamente e em sincronia com aquele que nos sustenta espiritualmente. Viver uma vida completa, não significa viver trabalhando incessantemente ou viver consumindo grandes quantidades e variedade de coisas ou experiências. Viver uma vida completa significa considerar o impacto de nossas ações e decisões. Viver uma vida completa significa, sentir cada suspiro, escutar cada palavra, som, ou música, e estar atento e ciente ao desvelar de cada momento.

Se desejamos obter o benefício de bom relacionamento com outros, boa saúde, vitalidade, paz de espírito e a habilidade de crescer, devemos aprender a reduzir a velocidade com que processamos nossos pensamentos e efetuamos nossas ações. Devemos aprender a saborear cada minuto, cada experiência de nossa existência com calma e sabedoria com a certeza de que não estamos sozinhos e sim na companhia daquele que nos criou nos jardins da eternidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo