Estado de Massachusetts pode proibir casamento homossexual

0
801

Legisladores do estado americano aprovaram emenda que pode anular o casamento homossexual; medida ainda precisa ser aprovada pela próxima legislatura

Legisladores de Massachusetts aprovaram na terça-feira uma emenda que poderia permitir que os eleitores do único estado do país onde existe o casamento homossexual votem no próximo ano para anular a medida. Um total de 61 membros dos 200 da Assembléia estadual aprovaram a medida com o voto desfavorável de 132.

Faltando outra votação por parte da próxima legislatura, esse número de votos a favor de reconsiderar a autorização é suficiente para que a medida seja submetida à votação dos eleitores, segundo as normas constitucionais do estado.

Duas horas depois da apuração, os legisladores decidiram fazer uma segunda votação que teve um resultado similar: 62 votos a favor da medida e 134 contra.

A iniciativa ainda necessita da aprovação da próxima legislatura estadual e, se receber seu sinal verde no começo do próximo ano, a cédula de votação para as eleições de 2008 perguntaria aos residentes do estado de Massachusetts se estão de acordo com que o casamento seja somente entre um homem e uma mulher.

Embora a Assembléia estadual seja dominada pelos democratas, em sua maioria partidários do casamento homossexual, a iniciativa necessitava somente de 50 votos para sua aprovação.

Também contava com o respaldo de 170.000 eleitores do estado que assinaram um pedido, entre eles o governador republicano Mitt Romney.

“Consideramos que esta é uma vitória”, manifestou Kristian Mineau, presidente do Instituto da Família, uma organização conservadora de Massachusetts.

No entanto, Arline Isaacson, co-presidente da organização que agrupa gays e lésbicas do estado, advertiu sobre “graves conseqüências” se a iniciativa for submetida à consideração dos Eleitores.

“O estado terá que suportar um dos debates mais desagradáveis e corrosivos jamais vistos. O dinheiro da direita extremista alimentará uma campanha anti gay que ninguém pode imaginar”, disse.

No que se considerou como uma decisão histórica, a Corte Suprema do estado opinou em 2003 que a proibição dos casamentos homossexuais era inconstitucional.

O ditame transformou Massachusetts no único dos 50 estados do país onde o casamento homossexual é legal e desde então se realizaram mais de 8.000 enlaces de casais gays e lésbicas.

Fontes legislativas indicaram que se for aprovada nas eleições de 2008, a emenda proibiria os futuros casamentos homossexuais, mas aceitaria a legalidade dos realizados até o momento.

O debate em Massachusetts ocorreu duas semanas depois que o estado de Nova Jersey opinou que nas chamadas “uniões civis” ambos os membros de um casal homossexual têm os mesmos