Histórico

Estados Unidos aumentam produção de petróleo

País pode até mesmo superar Arábia Saudita e se tornar mais produtor mundial em 2020

A produção de petróleo dos Estados Unidos está crescendo tão rápido que o país pode em breve ultrapassar a Arábia Saudita como maior produtor mundial.

Impulsionada pela alta dos preços e métodos de perfuração novos, a produção de petróleo e outros hidrocarbonetos líquidos dos EUA deve subir sete por cento este ano, para uma média de 10,9 milhões de barris por dia. Este será o quarto ano consecutivo de aumento na produção de petróleo e o maior de um único ano desde 1951.

O boom tem surpreendido até mesmo os especialistas. Cinco anos atrás, se eu ou qualquer um falasse em crescimento como a atual produção, as pessoas diriam que éramos loucos, diz Jim Burkhard, chefe de pesquisa de mercados de petróleo da IHS CERA, empresa de consultoria de energia.

As previsões do Departamento de Energia dos EUA são de uma produção diária média de 11,4 milhões de barris por dia no próximo ano. Isso seria um recorde para os EUA e pouco abaixo da extração da Arábia Saudita de 11,6 milhões de barris.

As projeções do Citibank admitem que a produção dos EUA pode chegar a um número entre 13 a 15 milhões de barris por dia até 2020, o que ajudaria a tornar a América do Norte um novo Oriente Médio.

Isto, somado com o esforço em novas fontes energéticas, deve posicionar os EUA como um importante player mundial em energia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo