Histórico

Estados Unidos exigem passaporte

Mesmo americanos terão que apresentar documento na volta de viagens ao exterior

O Departamento de Segurança Nacional (DHS) anunciou que a partir de hoje, 1º de outubro, entrou em vigor a lei que obriga os viajantes americanos a apresentar o passaporte nos portos de entrada do país.

A exigência fas parte da chamada Iniciativa de lei para o Hemisfério Ocidental (WHTI, em inglês), que integra as medidas de segurana adotadas pelo governo de Washington após os ataques terroristas de 2001.

Até 30 de setembro os cidadãos americanos podiam viajar de avião dentro do hemisfério ocidental somente mostrando um recibo expedido pelo Departamento de Estado (DOS) como comprovante de ter solicitado um passaporte americano. Mas esta permissão perdeu a validade, disse o governo.

A nova regra do WHTI exige que os cidadãos americanos que viajam de avião para Canadá, México, Caribe e as Bermudas apresentem um passaporte ou documentação apropriada tanto para entrar como para sair do país. “Buscamos obter identificações seguras e confiáveis”, disse o DHS. É provável que em janeiro de 2008 a medida se estenda aos que viajam por terra.

Para obter um passaporte americano, o DOS explicou que os cidadãos dos Estados Unidos podem consultar o site do Departamento sobre viagens (travel.state.gov) ou chamar o Centro Nacional de Informações sobre Passaportes de Estados Unidos (US National Passport Information Center), telefone 1(877) 4USA-PPT ou através dos Correios.

Tanto o DHS como o DOS advertiram que as pessoas que precisam do documento devem solicitálo com antecedência “para recebê-lo a tempo para viajar”. O governo federal reconhece que a demanda pelo documento gerou atrasos de até oito semanas.

Para os residentes legais permanentes, o DOS disse que poderão continuar usando seu Cartão de Estrangeiro (Alien Registration Card) ou formulário I-551, emitida pelo DHS ou outra prova válida de que possui a residência permanente para solicitar a entrada para os Estados Unidos. Se o residente viajar para o exterior com filhos cidadãos americanos, deverá tramitar para cada um deles o respectivo passaporte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo