Imigração

Estima-se que 2,6 mil brasileiros estão presos nos EUA por questões migratórias

Número de detidos é estimativa de dados consulares; em 2025, quase 3 mil brasileiros foram deportados dos EUA.

Centro de detenção de imigrantes nos EUA: brasileiros estão entre os estrangeiros presos por questões ligadas à imigração. Foto: Immigration and Customs Enforcement

O ministério das Relações Exteriores informou à Câmara dos Deputados que cerca de 2.635 brasileiros estão atualmente detidos nos Estados Unidos por problemas ligados à situação migratória irregular.

Segundo o Itamaraty, o número é uma estimativa elaborada a partir de informações reunidas pelas repartições consulares brasileiras no país. A pasta afirma que não há acesso a dados oficiais das autoridades americanas, o que impede a contagem exata. A estimativa só considera brasileiros detidos por questões migratórias, não por outros tipos de crime.

O ministério destacou que o total pode variar com frequência, devido a novas detenções, liberações — muitas após gestões consulares — e deportações.

No mesmo documento, o Itamaraty informou que, ao longo de 2025, 2.785 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos em 32 voos. Desde 2022, o total de deportações já soma 7.776 pessoas.

Os números reforçam o impacto das políticas migratórias mais rígidas adotadas nos EUA nos últimos anos e ajudam a dimensionar a pressão enfrentada pela comunidade brasileira, especialmente por quem vive no país sem status migratório regular.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo