Comunidade

Estudante brasileira vence concurso de história em New Orleans

Gabriela Santos, de 13 anos, mora há apenas seis meses nos EUA e disputou prêmio com milhares de estudantes

Gabriela Santos mora há apenas seis meses nos EUA e disputou prêmio com milhares de estudantes
Gabriela Santos mora há apenas seis meses nos EUA e disputou prêmio com milhares de estudantes

Da Redação  com Diário Online –  A estudante paraense Gabriela Nascimento Santos, de 13 anos, encheu seus pais de orgulho ao tirar o primeiro lugar em um concurso estadual promovido pelo museu The National WWII Museum, de New Orleans (LA).

O trabalho intitulado “The river of doubt” sobre a expedição de expedição na Amazônia realizada pelo Marechal Rondon junto ao ex-presidente dos Estados Unidos Theodoro Roosevelt, será apresentado nos dias 12 a 16 de junho  em Washington DC.

Gabriela nasceu na cidade de Abaetetuba, nordeste paraense, e mora há apenas seis meses com a irmã, Sofia Santos, em New Orleans. O pai das meninas reside nos Estados Unidos há mais de 10 anos, e a mãe delas, Simeia Braga, 37 anos, mora em Abaetetuba. A produção de Gabriela também ficou em segundo lugar como o melhor trabalho em todo estado de Louisiana.

A vitória de Gabriela foi motivo de orgulho para a mãe da garota. “Estou super feliz. Ela ainda é praticamente uma criança. Acho que temos muitas expectativas com relação aos nossos filhos, sobre quais rumos eles vão seguir. Quando recebemos uma notícia dessas, ficamos muito felizes”, comenta Simeia.

A mãe da estudante ainda comenta que a conquista pode ser uma porta para a entrada de Gabriela nas universidades americanas. “O acesso às universidades dos Estados Unidos é muito difícil. É preciso ser um bom aluno, ganhar prêmios, para ter mais chances de entrar nas faculdades”, ponderou a paraense.

National History Day

O concurso estadual foi promovido pelo “The National WWII Museum”, localizado em New Orleans, é voltado para temáticas sobre a história da Segunda Guerra Mundial, e celebra o Dia da História Nacional.

O concurso National History Day existe desde 1974, quando teve a participação de 129 estudantes. Atualmente, mais de 500 mil alunos do sistema de ensino americano participam do torneio.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo