Manchete Notícias

Estudante brasileiro morre esfaqueado em universidade de New York

Suspeito foi preso na noite de segunda-feira (16) e polícia acredita que crime foi premeditado

João de Souza foi brutalmente assassinado em universidade americana
João de Souza foi brutalmente assassinado em universidade americana

Um estudante brasileiro de 19 anos morreu esfaqueado no campus da Universidade de Binghamton, no estado de New York, no domingo (15) à noite. João Souza era calouro do curso de engenharia e foi atacado por volta das 10h30 da noite.

A polícia do campus da universidade anunciou a captura de um homem suspeito de ter esfaqueado e matado o estudante. A polícia acredita que o crime foi premeditado e cometido dentro de um dos dormitórios da instituição de ensino superior, localizada a aproximadamente a 180 milhas de New York.

De acordo com testemunhas ouvidas pelos investigadores, o jovem (que estudava no país pelo menos desde o ensino médio e era calouro do curso de engenharia) recebeu golpes de faca no pescoço. Ele chegou a ser socorrido em um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

“Infelizmente, vivemos em uma época na qual a violência faz parte da sociedade. E em uma universidade com mais de 17 mil alunos e vários milhares de professores e funcionários, há ocasiões em que a violência acaba invadindo o nosso campus”, lamentou o diretor-geral da universidade, Harvey G. Stenger, em nota divulgada também nessa segunda-feira.

Sammy Landino, colega de João Souza na universidade e no ensino médio da escola Blind Brook contou à imprensa que o brasileiro era uma pessoa alegre e se destacava jogando futebol. “Quando penso nele, penso em um grande homem, um atleta fantástico, uma pessoa incrível que sempre fazia os outros rirem, que sempre criava uma conexão. Essa violência sem sentido é lamentável”, disse.

Ataque premeditado

Segundo o chefe da polícia da universidade de Binhampton, Timothy Faughan, uma análise preliminar do caso aponta para a hipótese de crime premeditado. Os policiais divulgaram uma imagem registrada pelo circuito interno de monitoramento do campus, que mostravam a entrada do suspeito em um dos prédios da universidade.

Ele vestindo abrigo preto, luvas, capuz e uma espécie de bandana que cobria parcialmente o seu rosto, em uma clara tentativa de esconder a sua identidade – que apesar da captura permanece em sigilo. “Desde o início da apuração deste crime, ficou muito claro que não se tratava de um ato aleatório de violência”, relatou Faughan na entrevista coletiva que concedeu nessa segunda-feira.

Conforme a direção da universidade, os familiares do jovem que vivem no Brasil foram avisados, mas pediram para não ter os seus nomes divulgados, ao menos neste momento, a fim de preservar a sua privacidade.

Outro caso

O assassinato de João Souza foi o segundo ataque fatal registrado contra estudantes da Universidade de Binghampton em um período de menos de dois meses. Isso deixou a comunidade local assustada, pois a região não costuma ser palco para esse tipo de crime até bem pouco tempo atrás.

No dia 9 de março, a acadêmica de enfermagem Haley Enderson foi encontrada morta em uma residência estudantil fora do campus. A causa da morte também foi um ataque a faca, mas dessa vez o incidente teve motivação passional. (Com informações do jornal O Sul e do G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo