Histórico

Estudantes brasileiros participam de competição de robótica em Miramar

Diego Reis e Rubem Pacheco estão vindo da Bahia para apresentar seu robô Metabee na DeVry University

DA REDAÇÃO JOSELINA REIS

Estudantes brasileiros participam de competição de robótica em MiramarO Metabee é um pequeno robô lutador de sumô. Criado pelos estudantes brasileiros Diego Reis Fortuna e Ruben Pacheco, ele foi o grande campeão do Extreme Cyber Fight da ÁREA1 | DeVry na Bahia e estará na Flórida no dia 15 de novembro para competir com robôs americanos no 3º Anual Competição de Robôs de Sumô da DeVry University. A competição acontece no campus Miramar da instituição (2300 SW 145 Avenue) a partir das 10am.

A dupla Diego Reis Fortuna e Rubem Pacheco é de Salvador (BA), onde estudam na faculdade ÁREA1 | DeVry. A ÁREA1 faz parte da DeVry Brasil e da DeVry Education Group e é 100% voltada para a Engenharia. Diego cursa 7º semestre de Engenharia Elétrica e Rubem, o 5º semestre de Engenharia de Controle e Automação.

Os dois levaram o primeiro lugar na competição brasileira e como prêmio conseguiram a chance de apresentar Metabee nos EUA. Na Flórida, Metabee vai enfrentar robôs feitos por alunos de outros cinco campuses da DeVry nos Estados Unidos. Ao todo serão 30 estudantes, divididos em 15 duplas.

Diego e Rubem explicam que Metabee foi desenvolvido com o auxílio do programa de Pesquisa Eletrônica Aplicada ao Uso de Sensores e Atuadores (PEX). Sem dúvida a competição e a possibilidade de viajar aos EUA foram grandes incentivos, mas o trabalho para criar Metabee, para eles foi um aprendizado que foi além da sala de aula. “Acredito que esta iniciativa ajuda o graduando em Engenharia a adquirir o gosto pelo novo, de buscar informações e ter o interesse de mudar. Vontade de fazer diferente. Para fazer este tipo de projeto, precisei adquirir conhecimentos específicos que não são o foco do meu curso, mas que são fundamentais como os conhecimentos de mecânica”, disse Diego.

Metabee foi inspirado no anime japonês Medabots e possui seis sensores de infravermelho, sendo quatro em setores norte-sul-leste-oeste, para fazer a identificação do oponente, e dois sensores de linha, para o robô não ultrapassar o limite da faixa. Ele tem comportamento autônomo (sem uso de controle externo) e precisa empurrar o oponente para fora da arena se quiser levar o troféu de vencedor na competição da DeVry.

Os estudante convidam a comunidade brasileira para participar da torcida no dia 15 de novembro.

Serviço
3º Anual Competição de Robôs de Sumô da DeVry University
Data: 15 de novembro
Horário: 10am – 1pm (primeira rodada da competição), 2:30-3:30pm (final)
Local: Campus Miramar da instituição (2300 SW 145 Avenue)
Evento: Haverá ainda exposição de trabalhos de alunos, sorteio de prêmios, churrasco, música ao vivo, área infantil e jogos.
Prece: Entrada gratuita e aberto à comunidade

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo