Comunidade

Estudantes contam um pouco da vida fora da sala de aula na Flórida

Opções de divertimento e distração não faltam no Sunshine State, quando é hora de descanso e lazer

Ginnie Springs, Gainesville (Foto: Laura Henschel)
Ginnie Springs, Gainesville (Foto: Laura Henschel)

A rotina da vida universitária não é nada fácil: muitos trabalhos, matérias para estudar, estágios, provas, ufa! Para dar um tempo no dia-a-dia pesado de um estudante, estudantes da Universidade da Flórida – UF, contam um pouco da rotina fora das salas de aula em Gainesville e dão algumas dicas de lugares para visitar.

A estudante Laura Henschel, se define como uma ‘hippie’, amante da natureza. “Adoro andar de bicicleta, amo comida saudável, e passo meu tempo livre no meu jardim de cactos em casa ou em lugares ao ar livre. Gainesville tem sido uma meca de oportunidades para meu estilo de vida. A cidade oferece não apenas uma cultura ativa e amor pelo meio-ambiente, e os cidadãos– os que se tornaram meus grandes amigos– também têm a mesma paixão! Segue minha lista dos melhores lugares para o jovem ativo, saudável, e apaixonado pela natureza em Gainesville”.

Comida

Adepta das comidas orgânicas e naturais, Laura relata que, todos os dias, depois de malhar, recompenso todo o esforço na academia com comida natural e alimentos comprados na região. “O líder da minha lista é sempre Vale Food Co. no Archer Road. O restaurante moderno funciona como “build-your-own-plate”, ou seja um buffet, com amplas opções de acompanhamentos– cogumelos balsâmicos, couve-flor ao molho de coco, e batatas doces assadas– só para citar alguns exemplos dos meus favoritos. Confie em mim, Vale é um sonho realizado para pessoas conscientes da sua dieta e também os foodies que adoram a culinária saborosa”.

Outra opção preferida de Laura é o famoso Krishna Lunch. Desde 1971, os membros do Krishna House– um grupo local de yogis religiosos– servem comida que você pode se servir à vontade por só $5. Todos os dias, os Krishnas têm um menu diferente feito totalmente de comida vegetariana. O almoço é sempre acompanhado de música tocada na grama da praça Plaza of the Americas; também é um lugar ótimo para conhecer todo tip de pessoa, inclusive professores, cidadãos oriundos de Gainesville, e alunos de todo programa da universidade.

Natureza

O melhor lugar para passar os fins de semanas em Gainesville, sem dúvida, são os Ginnie Springs. Fica a 20 minutos de carro de Gainesville, mas vale a pena se você gosta de lazer no sol e na água. As nascentes estão entre as mais conhecidas do estado. Por $15, se pode entrar o parque protegido e desfrutar as nascentes, os acampamentos entre a folhagem densa, o mergulho nas águas cristalinas, a quadra de vôlei, e — o mais legal na minha opinião– o lento rio Santa Fe. Alugue uma boia com e boie pelo rio inteiro com seus amigos, desfrutando a água clara e o calor do sol. Você deve visitar Gainesville e conhecer este lugar fantástico.

Entretenimento

Uma opção mais acessível para lazer é o Harn Museum possuído da UF. Este museu de arte é um dos melhores institutos de arte no estado. O Harn mantém uma coleção permanente de arte Asiática, Africana e Latino-americana, e suas coleções rotativas incluem artistas reconhecidos internacionalmente como Frida Kahlo, Claude Monet e Georgia O’Keefe. O Harn é um dos espaços culturais mais menosprezados da cidade. Ele tem exibições incríveis, ambas modernas e tradicionais. No complexo, há um jardim japonês permanente para que os visitantes possam aproveitar a paisagem única em Gainesville. Tudo isso não custa nada– mas não se esqueça de fazer uma pequena doação para todo o trabalho dos programas do museu.

Cultura e entretenimento

Já a estudante Giovanna Kubota se define como uma ‘geminiana raiz’, sendo uma pessoa indecisa e tagarela. “Adoro cinema, mas fujo de filmes de terror. Sou amante de literatura e adoro o barulho que a chuva faz ao bater na minha janela. Também gosto muito de doces, principalmente bolos e docinhos de festa. Enfim, sou apaixonada por tudo que me faz sorrir em um dia ruim, e por essa razão me sinto privilegiada em ser uma Gator. Estudar na University of Florida (UF) é um sonho que se tornou realidade, e pretendo tirar o máximo de proveito dessa oportunidade. O estado da Flórida proporciona muitas coisas maravilhosas para que estudantes estrangeiros se sintam em casa. Aqui vão alguns exemplos:

Comida

Sou uma pessoa bastante econômica e, portanto, gosto de preparar minhas próprias refeições em casa. Gainesville oferece várias opções de mercados para quem gosta de escolher os ingredientes com cuidado, mas também oferece uma vasta rede de restaurantes para todos os gostos. Por passar muito tempo dentro da universidade, acabo frequentando muito a praça de alimentação do Reitz Union, que fica no coração do campus. Com 10 opções de restaurantes, eu particularmente prefiro variar entre um bom arroz e feijão no Pollo Tropical e um buffet de saladas no Croutons. O legal deste último é que você pode montar a sua própria salada, com a opção de diversos ingredientes e molhos do cardápio.

Para amantes de pizza, eu indico o Piesanos Stone Fired Pizza. Localizado na University Avenue, o Piesanos oferece um vasto cardápio italiano e o saboroso pão de alho e parmesão que servem de entrada atraem novos clientes todos os dias. O restaurante traz um ambiente familiar e aconchegante, além de possuir um cuidado especial no preparo de seus pratos. Na categoria de sobremesas, o SweetBerries ainda é o campeão no meu coração. A lanchonete oferece sanduíches caseiros e saladas saudáveis, mas a sua especialidade são os sorvetes e sundaes de preparo próprio. Minha opção favorita do cardápio é o Strawberry Shortcake, que nada mais é do que um bolo de morangos coberto com uma bola de sorvete de baunilha e chantilly. Com um ambiente divertido e colorido, o Sweetberries é um ótimo lugar para um brunch inusitado com os amigos para adoçar a vida.

Natureza

Há dias em que me sinto como a personagem de desenho Dora Aventureira, e decido ir a um lago localizado a poucos minutos do campus de acesso a pessoas vinculadas à universidade e seus convidados. O Lake Wauburg possui diversas atividades ao ar livre tais como canoagem, pedalinho, escalada, e esportes em geral. Com uma pequena praia e espaço para piqueniques, o lago proporciona um ambiente tranquilo e simples para aqueles que querem se distrair do dia a dia.

Outro lugar ótimo é o Butterfly Rainforest, um borboletário permanente do Florida Museum of Natural History. Um jardim composto por centenas de borboletas também é o lar de peixes e pássaros e um lugar perfeito para ler um livro. Com bancos espalhados pelo caminho, pessoas podem se acomodar enquanto vislumbram a beleza do jardim secreto, como gosto de chamá-lo. Com admissão gratuita para alunos da UF, vou sempre que consigo e todas as vezes fico encantada. Para quem quiser visitar o Butterfly Rainforest, um ingresso costuma sair em torno de $13.

Entretenimento:

“Não tem nada para fazer hoje,” é uma frase inexistente no vocabulário de um Gator. Com mais de 1000 organizações no campus, a UF obtém um número impressionante de acontecimentos todos os dias, e muitos eventos são gratuitos para o público. Me considero uma pessoa bastante ativa na universidade, procurando sempre alguma coisa para fazer. Por exemplo, participei recentemente de um Holi – Festival das Cores – em um dos muitos campos abertos dentro da faculdade. O evento é uma celebração indiana da primavera, e foi organizado pelo Indian Student Association.

Para quem não se importa em pegar estrada, recomendo ir e desfrutar dos parques temáticos em Orlando, que fica à duas horas de Gainesville. Confesso que por ser apaixonada pela Disney, adquiri o passe anual dos parques, e desde então visito a terra da magia sempre que possível nos finais de semana. Meu personagem favorito é o Pato Donald, e não importa quantos anos eu tenha, eu ainda vou tirar foto com ele todas as vezes que o vir. Viver em uma cidade universitária não é cansativo e nem estressante como muitos pensam. Na verdade, é bem hospitaleiro e maravilhoso. Go gators!

Texto produzido por Laura Henschel e Giovanna Kubota, alunas da UF (University of Florida), com supervisão da redação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo