Histórico

Estudantes de high school em Broward podem perder ônibus escolares

Projeto piloto prevê que alunos mais velhos de algumas escolas do condado usem ônibus de linha em vez dos escolares

As escolas de 2? grau (high school) do condado de Broward planejam tirar o transporte escolar para os estudantes adolescentes. O plano está em discussão durante as férias, mas, se aprovado, os estudantes terão de usar os ônibus públicos. Ainda não é certo como será feito o pagamento da tarifa, mas acredita-se que as escolas usarão cartões magnéticos para manter controle sobre o uso do benefício.

O condado de Broward quer implantar a novidade em algumas escolas já no próximo ano letivo 2012-2013, que começa em agosto. Os nomes das escolas escolhidas ainda não foram divulgados, mas a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito de Broward (Broward County Transit) afirmou que apenas aquelas cujas áreas tiverem linhas regulares de ônibus entrarão na lista para o teste.

Representantes do Departamento de Trânsito e das escolas públicas de Broward devem reunir-se ainda durante o verão para tratar de detalhes do programa piloto. O motivo do corte seriam os altos custos do transporte escolar. As escolas economizariam com combustível, manutenção de veículos e folha de pagamento.

A presidente do Conselho de Pais e Mestres, Linda Nestor, acredita que a economia em gastos não vale o sacrifício dos alunos e insegurança dos pais. “Nossa preocupação sempre vai ser com a segurança de nossas crianças, não importa a idade. O transporte escolar é a melhor opção, sempre!”, enfatizou. Pelas lei de trânsito, carros no mesmo sentido que o transporte escolar devem parar quando os alunos entram ou saem do ônibus, o mesmo não acontece com o transporte público.

O projeto, na sua opinião, não leva em conta que os adolescentes não serão supervisionados nos ônibus públicos e que os horários nem sempre são seguidos.”Os motoristas dos ônibus escolares conhecem cada aluno, enquanto o motorista no transporte público não tem essa responsabilidade”, argumenta.

Atualmente o BCT possui 299 ônibus transportando cerca de 118 mil passageiros diariamente. O tempo de espera pelo ônibus varia de 20 a 45 minutos. Com raras exceções, os pontos de ônibus não possuem cobertura, mas o BCT ressalta que, ao contrário do transporte escolar, os ônibus públicos possuem ar condicionado e internet.

Broward possui 298 escolas sendo 31 para estudantes de 2º grau (high school). O total de alunos chega a 256 mil sendo aproximadamente 70 mil estudantes adolescentes (dados de 2011). Os números fazem com que o condado de Broward seja o sexto maior distrito escolar dos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo