Histórico

Estudantes se preparam para o FCAT

Testes de avaliação da Flórida começam em 12 de fevereiro para alunos da rede pública

Se você não tem filhos em idade escolar, essa matéria provavelmente não lhe interessará muito. Mas se na sua casa há crianças matriculadas no ensino fundamental (elementary e middle school), em especial, a partir da terceira série (3rd grade), muita atenção: O FCAT está chegando!

O FCAT (Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida) é um teste administrado aos alunos do estado para avaliar o que eles sabem e são capazes de executar em Leitura, Redação, Matemática e Ciências. Todas as crianças cursando da 3a a 10a série em escolas públicas são obrigadas a se submeter às provas, que acontecem a partir do dia 12 de fevereiro de 2008 (FCAT Writes – Redação), até 20 de março.

“Os pais têm o direito de saber sobre os testes aos quais os filhos serão submetidos, até porque podem e devem ajudar às crianças, principalmente em relação aos testes que tentam avaliar e como os resultados dos testes são utilizados”, disse Adriana Giovanini, do Distrito Escolar do Condado de Palm Beach. Ela ressalta que a atitude dos responsáveis em relação aos testes é muito importante para os estudantes. “Os testes não devem ser vistos como obstáculos, mas sim como oportunidades”, enfatiza a goiana, que está há oito anos nos EUA.

O grau de dificuldade do FCAT sempre é motivo de preocupação. Afinal, as questões realmente são elaboradas em um nível elevado, para avaliar determinados aspectos do desenvolvimento em leitura, raciocínio e solução de problemas. Para sanar esta e outras dúvidas, o distrito de Palm Beach vai realizar uma reunião com os pais de alunos, no dia 29 de janeiro, às 6:30 pm, na escola Sandpiper Shores em Boca Raton. Informações pelo telefone (561) 883-4019, com Adriana Giovanini, ou ainda pelo site do Departamento de Educação da Flórida (www.myfloridaeducation.com).

Algumas dicas para enfrentar o teste

Antes do teste
? Descanse o suficiente na noite anterior.
? Tome um café da manhã nutritivo antes do teste. Evite alimentos contendo muito açúcar.
? Vista roupas confortáveis.
? Chegue à escola na hora certa. Você se sentirá mais descontraído se não tiver apressado, para isso acorde alguns minutos mais cedo.
? Lembre que os resultados dos testes ajudarão no planejamento de sua educação. É hora de “você mostrar o que sabe”.

Para acabar com a tensão
? Mantenha-se calmo e descontraído.
? Feche os olhos e pense positivamente.
? Reserve um momento para se preparar para o teste. Confira se você tem dois lápis apontados e uma boa borracha.

Durante o teste
? Preste atenção e siga as instruções.
? Certifique-se de assinalar as respostas no espaço apropriado na folha de respostas.
? Escureça os círculos completamente.

Ao terminar o teste
? Se tiver tempo, volte ao início do teste e revise suas respostas.
? Confira se você respondeu a todas as perguntas.
? Confira se há algum rabisco em sua folha de resposta e apague-os.

Recado aos pais
? Converse com o seu filho sobre o próximo teste e deixe que ele(a) fale sobre seus sentimentos – apenas isso poderá ajudar a reduzir a tensão.
? Deixe que a criança saiba que é normal sentir-se um pouco ansiosa e que isto não faz mal.
? Incentive seu filho a ser bem sucedido mas não o pressione.
? Se o seu filho parece estar demasiadamente tenso, converse com o orientador educacional da escola ou com o professor dele.
? Mesmo que você esteja ansioso com o teste de seu filho, mantenha uma atitude positiva quando estiver perto dele.
? Ajude seu filho a praticar para o teste. Pergunte ao professor dele o que você pode fazer ou onde você poderá conseguir exemplos de perguntas ou formatos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo